Projeto Gugu comemora 23 anos com muita festa

Raquel Morais –

Nesta terça-feira (10) o Projeto Gugu comemorou 23 anos de fundação e para celebrar a data um aulão foi feito na Praia de Icaraí na altura da Rua Miguel de Frias. Muita dança, ginástica, gargalhada e saudosismo marcaram a manhã que contou com representantes dos núcleos, alunos de diferentes polos além da presidente atual Regina Bittencourt, conhecida carinhosamente como Regininha, viúva do fundador do projeto, Carlos Augusto Bittencourt Silva. Tradicionalmente, além do aulão, é feito um grande baile para festejar a data, mas esse ano a festa será em maio no Clube Canto do Rio, no Centro de Niterói.

O projeto, realizado pela Prefeitura de Niterói através da Secretaria Municipal do Idoso, conta hoje com 37 núcleos de ginástica, dois núcleos de dança de salão, um coral além de 28 professores que atendem média de 2.500 pessoas diariamente. “O orgulho é imenso ainda mais por ter participado do início disso já que vivenciei toda a filosofia de vida do Gugu. Continuar para mim é um prazer. O projeto é meu projeto de vida e não quero mais nada só fazer ele crescer ainda mais e fazer Gugu sentir cada vez mais orgulho”, comentou Regininha que ficou viúva em agosto de 2015. A atual presidente do Projeto Gugu também frisou que o baile que será realizado em maio, sempre foi comemorado na mesma data de fundação do projeto para também comemorar o aniversário do Gugu, que faria 92 anos em 29 de abril.

Uma das alunas mais antigas do projeto, Talita Caldas, 85 anos, está matriculada há 22 anos e faz a ginástica no núcleo da Praia de Icaraí. “Formamos uma verdadeira família, fiz amigos e trabalho minha saúde física e psíquica nesses anos todos”, comentou. A professora Josiane Rocha, 25 anos, dá aulas há mais de um ano no projeto e felicitou o aniversário. “É muito gratificante. A retribuição é diária e é uma energia que não tem como explicar”, simplificou.

O secretário municipal do idoso, Beto Saad, não poderia deixar de participar do evento. “Hoje está sob responsabilidade da secretaria e temos algumas novidades para esse ano como o monitoramento de saúde dos idosos. Vamos aferir pressão, medir glicose e dar um suporte maior para esses idosos através da prevenção, com exames de dois em dois meses, por exemplo. Isso também é oferecer qualidade de vida”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *