Projeto de mudança da cor dos táxis de Niterói será votado

Está para ser votado na próxima quinta-feira (11), em segunda discussão na Câmara de Vereadores de Niterói, o Projeto de Lei 372/2021 que autoriza a mudança da cor azul dos táxis da cidade, do ‘azul báltico’ para a cor ouro negro @70. A alteração é uma reivindicação antiga dos taxistas que conseguiram apoio do poder público, através do Sindicato dos Taxistas de Niterói (SindTaxi), para a autorização da mudança em forma de Lei. A categoria comemora a mudança e os niteroienses também compreendem o pedido dos trabalhadores e aprovam a alteração.

Ao todo a cidade de Niterói tem 1.906 taxistas divididos entre sete cooperativas, 15 associações e os convencionais (que não se filiam a nenhuma das duas). A cor ‘azul báltico’ não existe de fábrica, então os taxistas precisam mandar pintar o veículo nessa cor específica, o que gera um custo adicional em torno de R$ 1.500 a R$ 3 mil. “Eu acho justa essa mudança. Em outras cidades os carros são de outras cores e em Niterói esse azul é tão específico. A gente realmente faz a ligação da cor com o táxi”, lembrou a dona de casa Fernanda Pinto, 35 anos, moradora do Centro.

Se aprovado, o taxista terá 10 anos para se adaptar, e esse é o tempo que a prefeitura de Niterói exige para permitir o funcionamento do táxi. O presidente do SindTaxi, Celso Wermelinger, explicou que o projeto vai para votação na quinta-feira (11) e que a categoria está muito animada para essa aprovação. “A alteração da cor é um pedido antigo dos trabalhadores. Vamos ter uma economia muito significativa na hora de escolher um carro para ser táxi em Niterói. Estamos bem animados que tudo ocorra como na primeira discussão”, frisou.

O Projeto de Lei 372/2021 é do vereador Andrigo de Carvalho (SDD), líder do governo, explicou na época que criou a normativa que a cor ‘azul báltico’, disposta na legislação de regência, não integra mais a paleta de cores dos veículos comercializados pelas montadoras em atuação no País. A cor dos veículos dos prestadores do serviço de táxi no município de Niterói será padronizada na cor preta, especialmente, na cor ouro negro @70, que é adotada pela grande maioria das montadoras.

Raquel Morais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + oito =