Profissão de podólogo poderá ser regulamentada
Raquel Morais –
A luta pela regulamentação da profissão de podólogo se arrasta há décadas. Pensando nessa classe trabalhista o deputado Rosenverg Reis (PMDB) criou o projeto de lei 234/15, para normatizar o trabalho desse profissional, datado com primeiro registro ainda em 1930. A discussão está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e se aprovado passará a valer em todo o estado.
Segundo nota da entidade o projeto pontua as habilitações que o podólogo deve ter, como diploma de curso técnico na área, assim como o exercício da profissão e em que tipos de estabelecimento, como clínicas de estética, associações, hospitais, unidades básicas de saúde, desde que o local possua uma licença sanitária. A proposta também cita os deveres do profissional, como a utilização de produtos e utensílios certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A ideia é atender a uma categoria que presta valiosos serviços à população e que teve seu primeiro registro na década de 1930, contudo, até hoje não foi regulamentada por lei. Esta situação está prejudicando o trabalho dos podólogos no estado”, afirmou o deputado.
O niteroiense Márcio José Lemos, 53 anos, atua como podólogo há 24 anos e comemorou a notícia. “Esse é um projeto que se arrasta há anos. Acho que todas as profissões devem ser valorizadas e seguirem normativas para serem respeitadas. Amo o que faço e não me vejo fazendo outra coisa. Ainda bem que depois de mais de vinte anos de profissão estou vendo isso acontecer”, opinou o especialista que trata de calosidade, unhas encravadas e pés diabéticos no Centro de Niterói.