Professores de educação infantil participam de formação sobre leitura e escrita

A Secretaria Municipal de Educação de Rio Bonito, realizou nessa quinta-feira (23), uma formação continuada para os professores do Pré II do Ensino Fundamental. O evento contou com uma palestra sobre “Leitura e Escrita: o que a Educação Infantil tem a ver com isso?”, ministrada pela professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Greice Duarte, formada peloPrograma Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na área de educação infantil. O encontro, organizado pela Coordenação Articuladora do Departamento de Ensino da Secretaria de Educação, contou com a participação de 50 profissionais de ensino e tem o objetivo de aprimorar o trabalho dos profissionais que atuam no setor.
 
A formação continuada é considerada fundamental para o exercício da prática pedagógica e para o desenvolvimento profissional dos participantes em prol de uma maior articulação entre teoria e prática. O seu objetivo é formar profissionais competentes, dotados de uma fundamentação teórica consistente e com capacidade de análise e reflexão crítica acerca de todos os aspectos que compõem e influenciam o contexto escolar.
 
“O caminho da educação é sempre incompleto, somos inquietos na busca de aprender. Por isso, os encontros pedagógicos são essenciais para a prática do professor”, garante a professora da UFF.
 
Segundo a secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes, a formação continuada de professores em Rio Bonito é um processo permanente e constante de aperfeiçoamento da atividade profissional. 

“Mais do que nunca, o educador deve se manter atualizado e bem informado não apenas em relação aos fatos e acontecimentos, mas, principalmente, em relação à evolução das práticas pedagógicas e às novas tendências educacionais”, afirma a secretária de Educação.
Os benefícios – Quando o docente busca se aprimorar, ele abre espaço para novas práticas educacionais. Com isso, a dinâmica de aula melhora, bem como o engajamento dos alunos e a motivação destes com o processo de aprendizagem.

“O educador busca constantemente a evolução das suas competências.  Esses encontros têm o objetivo de aprimorar ainda mais o trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação”, afirma a diretora do Departamento de Ensino, Gilsara Figueiredo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − nove =