Professora de escola pública concorre ao Prêmio Jabuti por livro infantil

Autora de “Luana, a menina que sabia voar”, Priscila Cruz é pedagoga e autora de outros livros

Da realização de um sonho à possibilidade de conquistar a maior glória literária brasileira. Essa pode ser a descrição do livro “Luana, a menina que sabia voar”, primeira obra infantil da escritora Priscila Cruz. Isso porque o livro está na disputa pela categoria ‘Literatura infantil’ do Prêmio Jabuti, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Escrita com linguagem poética e instigante, a obra tem a proposta de fazer diferença na educação e na história de leitores em formação. Com ilustrações de André Gabeh, conhecido por ter participado do primeiro Big Brother Brasil, em 2002, a personagem Luana tem o poder de voar para onde quiser para transmitir suas mensagens. Assim ela age contra as injustiças do cotidiano, traz conceitos sobre comportamento e questionamentos naturais da infância com seu jeito muito peculiar. A personagem toca a todos por onde passa e leva seus argumentos com linguagem lúdica e poética. O final da jornada é surpreendente.

Aos 37 anos de idade, Priscila está acostumada com o universo infantil. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é professora pública de Ensino Fundamental da Escola Municipal D. João VI, localizada em Inhaúma, na Zona Norte do Rio. E a obra não é a primeira iniciativa literária da pedagoga.

Em 2019, ela lançou o livro “Ouvi Chover Poesias”, um livro com diversos poemas, sendo um deles em homenagem ao Museu Nacional, que foi atingido por um incêndio no final do ano anterior. Ainda em 2019, ela foi homenageada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro pela trajetória profissional e resultados alcançados, com destaque para a iniciativa “De Conto em Conto”.

No ano passado ela recebeu uma homenagem no 5º Encontro de Educação da Associação Beneficente Professores Públicos Ativos e Inativos (Appai) devido às ações que vem desenvolvendo na Rede Municipal. Além disso, participou de coletâneas poéticas, dentre elas se destaca o “Poesia Inédita”, na qual foi publicada a sua poesia “Em Memória” (em homenagem às vítimas da tragédia em Brumadinho). Nessa ocasião, conquistou o 5º lugar no concurso de edição do livro.

Além das aulas e das atividades literárias, Priscila é mestranda no Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica – Curso de Mestrado Profissional (PPGEB) PPGEB/CAp UERJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + onze =