Procura pelo Disque Denuncia sobe 28% em Niterói

A cidade de Niterói registrou aumento 28,86% no número de ligações ao Disque Denúncia desde a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Niterói e a entidade. Os dados são relativos à procura pelo serviço de outubro de 2018 a março de 2019 em comparação com os mesmos meses do ano anterior. A parceria permitiu a instalação de uma estação de trabalho para receber exclusivamente denúncias de Niterói na sede da instituição e uma maior divulgação para o público dos serviços do Disque Denúncia, que recebe informações anônimas sobre ações criminosas através do telefone 2253-1177 e dos aplicativos da instituição. O acordo foi mais uma ação do pacote de medidas do Pacto Niterói Contra a Violência.

De outubro do ano passado a março deste ano, foram cadastradas 1.835 denúncias. Considerando o mesmo período do ano anterior, esse total foi de 1.424 denúncias, um aumento de 28,86%. Para o prefeito Rodrigo Neves, o convênio com o Disque Denúncia é muito importante porque possibilita a participação do cidadão no esforço para melhorar a segurança na cidade.

“Niterói é a primeira cidade da Região Metropolitana do Rio a ter uma estação de trabalho específica dentro da estrutura do Disque Denúncia. Isso se soma ao conjunto de esforços que estamos fazendo para promover uma melhor e mais eficiente segurança pública em Niterói, que é o nosso grande desafio”, disse o prefeito.

O Disque Denúncia é uma central de atendimento especializada em atender a população que vivencia ou presencia ações criminosas, com garantia de anonimato. As denúncias recebidas são passadas para as forças de segurança do Estado, que inicia um processo de investigação. Em relação às ações bem sucedidas realizadas em Niterói a partir de denúncias anônimas feitas ao serviço, houve um aumento de 128,57%, de outubro de 2018 a março deste ano. Foram 32 operações com êxito no período, contra 14 resultados positivos no mesmo período do biênio 2017/2018.

“Nossa parceria com a Prefeitura de Niterói tem sido muito produtiva e importante para a cidade. A polícia está muito receptiva às denúncias, mas para avançarmos, a participação é fundamental. Nós estamos ampliando as parcerias para outros municípios no entorno a fim de fortalecer o combate ao crime em toda a região”, disse Zeca Borges.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − nove =