Procon Carioca realiza ações em comemoração aos 26 anos do Código de Defesa do Consumidor

Maior equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores, consumo mais consciente, melhor qualidade nos produtos e no atendimento das empresas. Esses são alguns dos principais avanços, desde a criação da Lei nº 8.078/90, conhecida como “Código de Defesa do Consumidor”, que completou 26 anos no ultimo domingo (11).

“O código garantiu mais proteção aos consumidores, que passaram a compreender melhor os seus direitos e exigir a melhoria na qualidade dos produtos e serviços oferecidos” disse o presidente do Procon Carioca, Fábio Ferreira.

Para celebrar a data, o Procon Carioca programou uma série de atividades, dentre elas operações educativas em lojas para verificar o cumprimento de normas.A subsecretária municipal de Defesa do Consumidor, Renata Ruback, explicou que as equipes de fiscalização vão verificar se os estabelecimentos disponibilizam exemplares do código para consulta dos clientes, orientando sobre a importância do cumprimento da norma. O órgão também vai atender consumidores em locais públicos e distribuir exemplares do Código de Defesa do Consumidor.

Nesta segunda (12), haverá distribuição de CDC no Largo da Carioca, no Centro, de 9h às 16h. Nos dias 13 e 14 de setembro, terça e quarta-feira, o Procon Carioca vai atender consumidores entre as Ruas Uruguai e Conde de Bonfim, na Tijuca, também de 9h às 16h. Os interessados em registrar reclamações ou pedir orientações devem levar os documentos de identificação, um comprovante de endereço e os boletos ou carnês referentes ao problema.

O Procon Carioca inovou com atendimento pela internet, por meio da Central 1746, da Prefeitura do Rio, e já atendeu mais de 40 mil pessoas em quatro anos, além de servir de modelo para outros órgãos de defesa do consumidor. O pioneirismo garante agilidade na solução de conflitos entre fornecedores e consumidores, com um índice de solução favorável ao consumidor de 90%, em até dez dias.

Além dos atendimentos itinerantes, realizados em vans do “Procon Carioca nos bairros”, é possível fazer contato com o órgão pela internet, neste site, nas redes sociais Facebook e Twitter, no aplicativo Procon Carioca ou nas plataformasConsumidor.gov, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor, eConsumidor Vencedor, em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

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