Processo de impeachment de Wilson Witzel entra na reta final

Essa terça-feira (27) é o último dia para que sejam feitas as alegações finais por parte da defesa do governador afastado Wilson Witzel, que tem o julgamento do pedido de impeachment marcado para a próxima sexta-feira (30), pelo desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), que também preside o Tribunal Especial Misto (TEM). O prazo original das alegações seria no último dia 21, mas houve uma solicitação de prorrogação por parte da defesa de Witzel, aceita pelo Tribunal.

Com essa readequação, o relatório final sobre o julgamento deverá ser entregue até a próxima quinta-feira (29), um dia antes da data marcada para o julgamento, quando o relator do processo de impeachment, o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), protocolará seu relatório final.

Na sexta-feira, a sessão de votação do impeachment será realizada às 9h no plenário do TJRJ, onde o parlamentar proferirá seu voto, contra ou favor da cassação, e que poderá ou não ser seguido pelos demais membros do TEM. O Tribunal Misto é composto pelos desembargadores Teresa Castro Neves, Maria da Glória Bandeira de Mello, Inês da Trindade, José Carlos Maldonado e Fernando Foch e pelos deputados estaduais Alexandre Freitas (Novo), Chico Machado (PSD), Dani Monteiro (PSol) e Carlos Macedo (REP), além relator Waldeck Carneiro (PT). Se Witzel tiver sete votos a favor de sua saída, será afastado definitivamente do cargo de governador.

Marcelo Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =