Problemas ne emissão da carteira de identidade no Detran

Raquel Morais –

Quem precisa emitir a primeira ou segunda via da carteira de identidade vai encontrar dificuldade. Desde segunda-feira (29) o site do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran RJ) está fora do ar para esse tipo de serviço, além do atendimento telefônico também não estar funcionando. E quem acha que indo pessoalmente em algum posto vai resolver o problema, encontra a segunda dificuldade: não é possível dar entrada na emissão da identificação civil em alguma unidade física do departamento sem o agendamento prévio, pela internet ou pelo telefone.

Em nota o órgão explicou que uma queda de energia afetou o hardware do servidor da identificação civil. O problema foi verificado na emissão de novos documentos, mas os postos continuam operando para outros serviços. Técnicos da empresa responsável pela manutenção do servidor estão trabalhando para solucionar o problema o mais rápido possível.

Porém a explicação não agradou quem precisava do serviço. No posto de atendimento de Neves, em São Gonçalo, um gonçalense que não quis se identificar ficou bravo com a notícia. “Eu esperei minhas férias para conseguir tirar a segunda via da minha identidade, já que a minha primeira eu estou com uma cara de criança. No telefone não consegui e achei que vindo pessoalmente eu poderia dar entrada nesse processo. É um absurdo ficar dependendo da tecnologia sendo que tem funcionários para trabalhar”, comentou.

A equipe de reportagem de A TRIBUNA tentou contato telefônico para o agendamento e uma mensagem gravada explicava o sistema inoperante. Na internet o cadastro para agendamento também não foi concluído e pessoalmente também foi informado que somente após agendamento o atendimento poderia ser feito. Ainda foi ressaltado que apenas idosos podem ir diretamente a algum posto do Detran sem prévio agendamento. Em nota o Detran RJ ainda informou que quem não conseguir realizar o serviço poderá retornar à unidade em cinco dias, sem necessidade de reagendar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =