Problemas continuam na Fundação Leão XIII

Raquel Morais –

Mais uma vez a Fundação Leão XIII de Niterói, no Centro, é alvo da reclamação da população. Os documentos de gratuidades emitidos pelo órgão, para isenção de taxas como casamento no cartório e emissão de carteira de identidade, não são emitidos. Apesar das reclamações, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social (SECTI) não reconhece as falhas e afirma que são fornecidos 50 formulários por dia na instituição, que funciona normalmente de segunda a sexta, de 9h às 17h. Porém, apesar de o Estado garantiu a funcionalidade do órgão, ontem se encontrava de portas fechadas.

O problema é antigo e a principal reclamação é que a ‘declaração de hipossuficiência’, que gera a gratuidade, não é fornecida para quem procura o órgão. A nutricionista Fernanda Ornellas, de 31 anos, não conseguiu os formulários para a isenção do seu casamento no cartório. A jovem teve que desembolsar cerca de R$ 900 para pagar o casamento civil, o que foi um gasto extra na sua visão.

“Eu fiquei chateada na época, pois não consegui os formulários para preencher. Tenho amigas que conseguiram após muita insistência mas eu não tive esse tempo para ficar indo praticamente todos os dias na Fundação Leão XVIII de Niterói. É um direito do cidadão e mesmo assim eu não consegui”, lamentou a jovem.

De acordo com a Fundação Leão XIII os formulários servem como isenções para habilitação de casamento, segunda via de certidão de casamento, óbito, nascimento e identidade civil. A SECTI não informou o motivo do órgão ter ficado fechado ontem. O atendimento telefônico também não funcionou durante todo o dia, fato comprovado pela equipe de reportagem de A TRIBUNA.

One thought on “Problemas continuam na Fundação Leão XIII

  • 25 de outubro de 2019 em 12:16
    Permalink

    Boa tarde !!!
    Que fundação é essa de incompetentes , mal educados , não sabem usar o computador , tiram o telefone do gancho ainda dizem sou funcionário do estado , cara estamos na era digital , e só tem dinossauro , uma vergonha . Puta que pariu que governador de merda ainda quer ser presidente , fala sério . Incompetência . Tirar um vale social especial de um Estado de merda é foda.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =