Primeiro dia do Mundial de Surfe em Saquarema tem homenagem a Mano Ziul

A etapa do Mundial de Surfe em Saquarema começou na manhã de hoje (23), na praia de Itaúna, com homenagens e surpresas na primeira bateria. Ítalo Ferreira, primeiro campeão olímpico no surfe, homenageou o niteroiense Mano Ziul, pioneiro da modalidade, carregando o nome dele nas costas. Enquanto o líder ranking Filipe Toledo avançou com um aéreo, Gabriel Medina perdeu no primeiro round.

Além deles, Michael Rodrigues, Yago Dora e Miguel Pupo também avançaram nas suas baterias e aguardam no round 3. Junto com Medina, o surfista local de Saquarema João Chianca, Matheus Herdy, Samuel Pupo, Caio Ibeli e Jadson André, disputam na repescagem uma vaga na próxima fase. Esses dois últimos duelam entre si.

Em Saquarema, o inverno chegou com um belo dia de sol, e ondas de um metro e meia na Praia de Itaúna, que atraíram os torcedores da “Tempestade Brasileira”. Atual líder da competição, e em busca do primeiro título mundial, Filipinho é o único surfista brasileiro que venceu a etapa local (2015, 2018 e 2019). Famoso pela manobra do aéreo, o “camisa amarela” do circuito voou numa onda e conseguiu uma nota 8,17, o suficiente para superar no somatório de 13,77 o norte americano Nat Young, e o peruano Miguel Tudela.

Divulgação / WSL

Na sequência, foi a vez de Gabriel Medina entrar na água. De olho no primeiro título da etapa de Saquarema, o campeão mundial não teve muita sorte com uma bateria de poucas ondas. Liderando a bateria até os minutos finais, o brasileiro viu o australiano Connor O’Leary virar no fim, somando 10,56 com notas medianas. O surfista de Maresias tenta a sobrevivência na etapa hoje (24), a partir das 7h, contra Callum Robinson, outro australiano.

HOMENAGEM A MANO ZIUL

Medalhista de ouro nas Olímpiadas de Tóquio, Ítalo Ferreira foi quem começou os trabalhos em Saquarema, e do jeito que ele gosta: pegando várias ondas. Mas também com uma bela homenagem. Com o nome de Mano Ziul nas costas, o surfista passou pelo local João Chianca, e do sul-africano Matthew McGillivray. No fim da bateria, a família do niteroiense abraçou o campeão olímpico em forma de agradecimento.

Pioneiro nas transmissões ao vivo de surfe Mano desenvolveu, na década de 1980, a transmissão em streaming e resultados on line, com notas divulgadas assim que os juízes digitam. O sistema criado por Ziul revolucionou o esporte e até hoje é utilizado nas competições. Ele faleceu aos 61 anos, na madrugada do dia 15 deste mês.

Resultados do Round 1

1. Italo Ferreira (BRA) 12.60 x Matthew McGillivray (AFS) 9.00 x João Chianca (BRA) 6.30

2. Griffin Colapinto (EUA)12.27 x Jake Marshall (EUA) 7.24 x Michael Rodrigues (BRA) 12.33

3. Jack Robinson (AUS) 13.67 x Samuel Pupo (BRA) 7.50 x Mateus Herdy (BRA) 8.50

4. Filipe Toledo (BRA) 13.77 x Nat Young (EUA) 11.00 x Miguel Tudela (PER) 9.23

5. Kanoa Igarashi (JAP) 13.50 x Kolohe Andrino (EUA) 9.83 x Yago Dora (BRA) 13.90

6. Ethan Ewing (AUS) 7.47 x Connor O’Leary (AUS) 10.56 x Gabriel Medina (BRA) 6.40

7. Callum Robson (AUS) 9.37 x Jordy Smith (AFS) 9.16 x Jackson Baker (AUS) 9.87

8. Miguel Pupo (BRA) 13.83 x Caio Ibelli (BRA) 8.90 x Jadson Andre (BRA) 7.50

ROUND ELIMINATÓRIO

Griffin Colapinto x Miguel Tudela

Caio Ibelli x Jadson Andre

Kanoa Igarashi x Mateus Herdy

Jordy Smith x Nat Young

Ethan Ewing x João Chianca

Kolohe Andino x Samuel Pupo

Callum Robson x Gabriel Medina

Matthew McGillivray x Jake Marshall

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.