Primeira Maratona de Niterói supera expectativas

A 1ª Maratona de Niterói, que ocorreu na manhã deste domingo (15), teve cerca de 2.300 participantes, e vencedores de Minas Gerais no percurso de 42 quilômetros, nas duas principais provas da competição. A entrega de medalhas foi realizada pelo prefeito Axel Grael (PDT), que prometeu investir mais no esporte. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Niterói e da Secretaria de Esportes e Lazer.

O percurso de 42 quilômetros iniciou no Caminho Niemeyer, passando por toda a orla da Cidade Sorriso, entrada de Camboinhas e voltando para o ponto de partida. E Niterói parece dar sorte ao mineiro grande vencedor, o mineiro Jocemar Fernandes Correia, que já venceu uma prova de corrida no município, e se desafiou mais uma vez.

Axel Grael segura faixa de chegada para um dos vencedores da corrida de rua – Bruno Eduardo Alves

“A primeira vez que eu corri aqui foi os 10km e ganhei. E agora eu vim estrear na maratona e, graças a Deus, consegui chegar em primeiro lugar”, disse o atleta, que teve medo de não conseguir cruzar a linha de chegada. O tempo dele foi de 2h50m29s. “Foi um pouquinho difícil. Eu senti bastante e meu ritmo caiu um pouco no final, mas eu consegui controlar e fazer uma boa prova”. Em segundo lugar ficou Fabiano Moura dos Santos, com 2h52m05s. Marcio Souza ficou em terceiro, com 2h58m12s.

Na competição feminina, a grande vencedora da prova principal foi Marina Peixoto Fraguas, também de Minas Gerais. Ela elogiou o circuito, as belezas de Niterói, e comemorou o fato de Minas Gerais ter dominado os 42 quilômetros.

“Niterói é top! Tem muitas subidas e relevos mas eu gosto de prova dura. Se for pra fazer prova mole, eu fico em casa dormindo. Nós dominamos! Nós viemos pra brilhar! A galera de lá veio pra chegar em primeiro. Porque aqui é só ouro pra Juiz de Fora”, brincou a atleta, que amou o percurso da maratona” comemorou a atleta. A vice-campeã foi Karen Oliveira Krichana da Silva, com 3h56m38s, seguida por Marcia Cristina Pires Bessa, com 3h56m48s.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou da cerimônia de premiação, parabenizou os atletas e esteve no estúdio montado pela organização do evento, reiterando o apoio que a cidade vem dando aos eventos esportivos.

“É um evento histórico para Niterói, com um grande número de participantes. Eventos deste porte atraem a atenção e movimentam nossa cidade. É toda uma cadeia produtiva que inclui atletas, organizadores e agentes, que acabam gerando emprego e renda. Niterói é uma cidade que respira esportes. Temos uma vocação e grandes atletas daqui. Tenho certeza que no ano que vem a competição terá ainda mais participantes”, comemorou o prefeito.

Número de inscritos surpreende organização

Bruno Eduardo Alves

Sócios-fundadores da 1ª Maratona de Niterói, os triatletas Karen Cassalini e Armando Barcellos contam que o número de inscrições superou as expectativas. Eles celebraram o sucesso do evento e esperam um número maior de participantes em 2023.

“O resultado foi muito positivo. É recorde de público. Para o primeiro ano, nós entramos com o pé direito. E a minha expectativa para o ano que vem é passar dos 3 mil inscritos”, afirma o triatleta.

Karen vai além. Sua expectativa é chegar a 5 mil atletas inscritos na segunda edição do evento.

“Estou muito feliz. É uma satisfação enorme realizar a primeira maratona da cidade. É um evento que tem tudo pra crescer ainda mais. Já foi um mega evento. Tivemos uma quantidade histórica de atletas inscritos. Nunca em Niterói houve uma corrida com tanta gente. Foi sucesso total!

O evento contou com o apoio da Prefeitura por intermédio da Secretaria Esporte e Lazer e do Grupo Executivo Caminho Niemeyer, além do patrocínio da LPH Engenharia.

Campeões das outras provas:

42km Dupla Masculina
Bryan Matthaeus da Silva
Cristiano Carvalho da Silva

42km Dupla Feminina
Natália Fernandes Pinto
Catia Tomás de Carvalho

42km Dupla mista
Vinicius Costa
Ana Carolina Figueiredo de Oliveira Costa

42km Quarteto Masculino
Leandro de Almeida Paluma
Paulo Roberto Mendes de Souza Júnior
Rodrigo Ferreira Rodrigues
Luiz do Carmo de Barros

42km Quarteto Feminino
Claudia Borges Xavier
Adriana Miranda Palma Schenkel
Mônica de Cássia Reis
Janine Barbosa Beyruth

NitTrans realizou operação especial no trânsito

A NitTrans assegurou a realização da maratona com uma operação especial no trânsito, com apoio da Guarda Municipal. As interdições ocorreram entre às 5h30 e 13h, com a liberação das vias depois da passagem do comboio de ida e volta.

No Centro, a Rua Marquês de Caxias, trecho entre Avenida Visconde do Rio Branco e Rua Professor Plínio Leite, ficaram totalmente interditadas ao trânsito. A Av. Visconde do Rio Branco teve duas pistas interditadas sentido Gragoatá. Toda a passagem dos atletas foi monitorada por agentes públicos. Em São Domingos, Icaraí, São Francisco, Cafubá e Piratininga o esquema também teve apoio de agentes municipais.

Fotos : Bruno Eduardo Alves 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.