Primavera chega no sábado com temperaturas altas e poucas chuvas

O inverno chega ao fim neste sábado (22) às 22h54min, abrindo lugar para a primavera chegar ao hemisfério sul. A estação das flores vai até 21 de dezembro. Meteorologistas revelaram que há mais de 60% de chance de se ter um novo episódio do El Niño durante a estação. Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estima que a primavera será mais seca que as dos outros anos, com menos chuvas.

A primavera é conhecida por ser uma estação de transição, com aumento natural da frequência da chuva e do calor. Os dias cada vez mais longos garantem maior insolação e o aquecimento do ar. Isto se confirma por conta do aquecimento do oceano Pacífico, mas também vai deixar as chuvas irregulares. Por conta disso, chuvas fortes tendem a acontecer, mas não no mesmo lugar, dificultando assim o armazenamento de água dos reservatórios para abastecimento de água e para a geração de energia.

“A previsão para os próximos três meses indica que devem permanecer áreas com chuvas abaixo da faixa normal nesta estação, exceto em algumas áreas de São Paulo, em que podem haver chuvas mais fortes, principalmente no mês de novembro. De modo geral, o modelo climático do Inmet indica que as temperaturas devem permanecer acima da média em grande parte da região no mesmo período”, esclareceu o Instituto por meio do Prognóstico Climático de Primavera.

Em relação ao El Niño, o Inmet é cauteloso nas afirmações, e esclareceu que caso haja uma confirmação do fenômeno, provavelmente este será de curta duração e intensidade baixa ou moderada.

Em Niterói o último dia de inverno será de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado, com temperaturas que não passam dos 25°C. Isso tudo muda com a chegada da primavera e já no domingo a chave vira e o sol dá as caras, com temperaturas máximas de 31ºC. Durante a próxima semana a previsão se mantém, chegando em alguns dias a 35ºC, sempre com sol e algumas nuvens, mas sem probabilidade de chuva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + quatro =