PRF apreende madeira do Pará que seguia para SG

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na terça-feira, uma carreta carregada com madeira ilegal que vinha do Pará para ser entregue no Rio. O flagrante aconteceu na rodovia Washington Luiz (BR-040), em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Os donos da madeira apreendida devem pagar uma multa de mais de R$ 20 mil. Os policiais faziam uma blitz na pista sentido Rio, quando suspeitaram da carga transportada numa carreta e decidiram pará-la para uma vistoria.

De acordo com a documentação apresentada pelo motorista, a madeira seria entregue em São Gonçalo e Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Entretanto, após medição da carga, foi observado que a quantidade informada na Guia Florestal era menor do que a transportada. Havia diversas espécies de madeira serrada, como cedrinho, cedro rosa, entre outras.

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) foram acionados e foram até o local. Eles também constataram que a quantidade de madeira transportada, cerca de 66 metros cúbicos, era maior do que a informada na documentação apresentada. Diante da situação, aplicaram uma multa pelo transporte da madeira em desacordo com a autorização obtida, em cerca de R$ 20 mil. Além disso, foi realizado auto de apreensão da madeira e da carreta usada no transporte. O caso foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), a fim de ser apurada a responsabilidade criminal da transportadora, da madeireira e das empresas que iriam receber a madeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =