Previsão de ondas gigantes em Itacoatiara

O alerta de ressaca emitido pela Marinha e a previsão dos meteorologistas deixou os surfistas de prontidão a semana toda e a partir de hoje eles poderão extravasar essa espera desafiando ondas de até seis metros que devem chegar ao litoral fluminense. Especificamente em Niterói o ponto alto promete ser na Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica, conhecida pela potência de seus “canhões”.

De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o litoral Rio de Janeiro sentirá os efeitos da tempestade tropical Yakecan. Em entrevista ao jornal A TRIBUNA, a profissional repassou informações encaminhadas ao Inmet pela Marinha do Brasil, na tarde de quarta-feira (18).

“São esperados ventos extensos entre os estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, podendo atingir 90 km/h em alto mar, e até 75 km/h junto à costa até o final do dia de hoje. As ondas terão entre 2 a 6 metros em alto mar, com possibilidade de ressaca, com ondas de até 4 metros entre o Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, até o final de amanhã (20)”, explicou.

A partir de sexta-feira (20) a tempestade deve se deslocar ao Oceano Atlântico, se afastando da costa brasileira. Desta forma, os efeitos da Yakecan passarão a ser menos intensos no continente.

“Segundo a nota emitida pela Marinha, ela coloca as rajadas de vento chegando a 90 km/h em alto-mar. Ontem, o ciclone subtropical estava a 170 milhas náuticas a leste de Santa Catarina, indo para o oceano. Os prognósticos mantêm uma estrutura de tempestades durante o deslocamento e posteriormente ele vai para sudeste, se mantendo no Atlântico Sul”, completou.

Defesa Civil de Niterói emite alerta

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói alertou para a possibilidade de ventos fortes desde a tarde de quarta-feira (18) até sexta-feira (20). Nessa quinta-feira (19), o deslocamento de um sistema de baixa pressão pelo oceano irá influenciar o tempo no município. Os ventos estarão moderados a fortes com rajadas muito fortes, principalmente a partir da tarde.

A partir da noite, com o aumento da umidade, a previsão é de chuva fraca. A temperatura máxima prevista é de 23°C. Amanhã, a nebulosidade estará variada e a previsão é de chuva fraca a qualquer hora do dia. Os ventos estarão moderados a fortes, podendo ocorrer rajadas muito fortes no período da madrugada. As temperaturas seguirão amenas.

A Defesa Civil chama atenção para as seguintes orientações: não ficar embaixo de árvores ou coberturas metálicas, procurar um local seguro, evitar áreas sujeitas ao desprendimento de itens suspensos como cabos elétricos, outdoors ou andaimes, caso seja imprescindível transitar pelas vias públicas, fazê-lo com atenção, não praticar esportes ao ar livre, especialmente no mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.