Previsão de mais chuvas para a Região Metropolitana

Nesta terça-feira (12) os termômetros devem bater 40ºC em Niterói, mas previsão é que fortes chuvas irão voltar já nesta quarta-feira (13). Segundo os meteorologistas, uma nova frente fria já chegou ao Sul do Brasil e está a caminho do Sudeste trazendo novamente mudanças do tempo para a Região Metropolitana, o que derrubará a temperatura, fazendo a máxima chegar a 23ºC na quinta-feira, em Niterói.

De acordo com o Sistema Climatempo, o Rio de Janeiro deverá – novamente – se preparar para muita chuva. O avanço de uma nova frente fria e o deslocamento de um sistema de baixa pressão atmosférica vão deixar a região em alerta a partir de quarta-feira.

“As pancadas de chuva por causa do calor já poderão ser fortes e ocorrer em mais áreas a partir da tarde desta terça-feira, mas será principalmente na quarta que a chuva virá constante, forte e volumosa. O Grande Rio, a Costa Verde e o estado como um todo pode voltar a enfrentar problemas decorrentes da chuva”, esclarecem os meteorologistas da Climatempo.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça a temperatura fica entre 23ºC e 40ºC em Niterói, com o sol desce antes das 6 horas, mas a partir da tarde o tempo começa a mudar, com previsão de bancadas de chuvas e trovoadas que se estenderam durante a noite.
A temperatura dá uma guinada na quarta, quanto os termômetros não passam para a máxima de 29ºC na cidade. A previsão é de chuva para todo o dia e são esperadas rajadas de vento forte e raios. O tempo deve ficar ainda mais frio na quinta, quando os termômetros marcarão máxima de 23ºC, o que se repetirá na sexta, de acordo com o Inmet.

A Marinha do Brasil afirmou que são esperados ventos com intensidade de até 60 km/h, com rajadas, até a manhã de quinta-feira. “Esses ventos poderão gerar ondas de Sudeste a Sul de até 3,0 metros, nas proximidades do litoral dos mesmos estados, no mesmo período”.

Por conta da previsão de chuva, em Niterói a a cidade permanece em estágio de vigilância, já a cidade do Rio de Janeiro em estágio de atenção. A Defesa Civil de Niterói conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.

Alerta de desastre
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um boletim extraordinário de risco geo-hidrológico. O alerta vermelho para a Região Metropolitana é o mais alto.

“Deve-se ter especial atenção às regiões com registros de ocorrências associadas aos altos acumulados pluviométricos na última semana como, por exemplo, os maciços litorâneos da Baixada Santista, litoral norte de São Paulo e Região Metropolitana do Rio de Janeiro, assim como às encostas da Serra do Mar em Angra dos Reis e Mangaratiba. Dessa forma é ALTA possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos nas regiões citadas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *