Presos são transferidos de Niterói para Bangu

Uma megaoperação da Secretaria Especial de Administração Penitenciária (Seap) transferiu, na manhã dessa sexta-feira, com grande aparato policial, cerca de 450 detentos que cumpriam pena no Instituto Edgard Costa, no Centro, de Niterói, para o Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. Desde as primeiras horas da manhã as ruas no entorno da casa de detenção, situada na Rua São João, já estavam interditadas para a retirada dos presos.

No momento da transferência, a Avenida Marquês do Paraná, por onde passou um comboio de várias viaturas da Seap, teve o trânsito interrompido por agentes fortemente armados. No Instituto Edgard Costa estavam detentos ligados a facção criminosa Comando Vermelho (CV), que cumpriam pena em regime semiaberto, que foram transferidos para a Zona Oeste, enquanto do Complexo de Gericinó serão trazido para Niterói outro grupo numeroso de presos, esses ligados a facção rival Terceiro Comando Puro (TCP), também em regine semiaberto.

No Instituto Edgard Costa vários presos eram beneficiados pela justiça de ter o direito de sair para visitar a família ou para trabalhar, no semiaberto e a capacidade da unidade prisional era de 383 presos, com lotação a mais em cerca de 20%. Também a respeito da mesma unidade prisional, há diversos registros de detentos que haviam sido beneficiados com indultos, mas que não retornaram para o presídio, passando constar como foragidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *