Prefeitura retira mais de 16 mil toneladas de lixo em rios e canais de Niterói em 2020

Raquel Morais

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) divulgou que ao longo de 2020 já retirou mais de 16 mil toneladas de entulhos de rios, galerias e canais que cortam o município de Niterói. Ao todo são recolhidas 13.300 toneladas de resíduos domiciliar e 3.100 toneladas de outros sedimentos como galhos, entulhos e materiais que são varridos pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).

A retirada do entulho, lixo, folha e restos de materiais, por exemplo, é feita através de maquinário e em alguns pontos com limpeza manual. E além dos córregos também é feita a retirada desses materiais em ralos, drenagens, poços, canaletas e valas. De acordo com nota também é feita limpeza de caixas de contenção de materiais sólidos e barragens de sedimentação e de regularização de vazão, substituições de grelhas e tampões. Esses materiais que ficam nos dutos podem causar entupimentos e até o transbordamento de águas em vias públicas, nos dias de chuvas mais intensas.

A responsável pela pasta chamou atenção da importância do descarte correto do lixo. “Neste trabalho são retirados muitos resíduos da rede de águas pluviais. É fundamental que a população realize o descarte correto de materiais, não jogando lixo nas ruas, rios e canais, de forma a contribuir na potencialização deste tipo de serviço”, ressaltou Dayse Monassa, secretária da Seconser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =