Prefeitura reabrirá Biblioteca Parque de Niterói

A Biblioteca Parque de Niterói será reaberta nesta segunda-feira (05), às 14h30, quando a Prefeitura de Niterói assumirá a administração da unidade, que estava fechada desde fevereiro de 2017, em função da situação econômica do Governo do Estado.

Patrimônio histórico e referência para pesquisa, arte e conhecimento, a Biblioteca será totalmente administrada pela Prefeitura, por meio Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Arte de Niterói (FAN), e terá seu pleno funcionamento restabelecido com atendimento em multilinguagens e atividades culturais diversas.

Em novembro de 2015, a Prefeitura de Niterói, com o objetivo de auxiliar o Governo Estadual e garantir à população o acesso à Biblioteca, assumiu, através de um convênio, todos os custos relativos à manutenção do equipamento, que continuava a ser administrado pela Secretaria de Estado de Cultura. Durante todo o ano de 2016 até fevereiro de 2017, a prefeitura fez repasses mensais para o Governo do Estado, somando um investimento de R$2,37 milhões.

A BPN vinha recebendo, em média, 400 pessoas por dia e 8 mil usuários por mês. Seu acervo conta com mais de 60 mil itens, incluindo livros, jornais, revistas, enciclopédias, biografias, DVDs, músicas digitalizadas, livros e equipamentos em Braile. No local, há exibições individuais de filmes, saraus de poesia, shows musicais e leituras dramatizadas. A biblioteca abriga ainda a sede da importante Academia Fluminense de Letras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 1 =