Prefeitura proíbe a circulação de caminhões na Rua dos Bancos

A prefeitura de Rio Bonito, através do Departamento Geral de Trânsito (DEGETRAN), divulgou nessa quinta-feira (25) uma portaria que proíbe a entrada e a circulação de caminhões (veículos de cargas) na Rua Presidente Castelo Branco, popularmente conhecida como Rua dos Bancos, no Centro. Segundo o secretário de Segurança e Ordem Pública, Marcio Soares, que está respondendo interinamente pelo órgão, a via  é muito estreita e não foi projetada para receber esse tipo tráfego. Além disso, ele explica que a circulação de veículos de carga vai provocar danos ao pavimento, a arborização, bem como as redes elétricas e de comunicação da via que passou por reformas recentemente.

A Guarda Municipal já colocou as placas de sinalização estabelecendo a nova regra para orientar os motoristas, em relação a proibição de circulação de caminhões.  As restrições na Rua dos Bancos não se aplicam a veículos destinados ao socorro mecânico e ao transporte de valores, além de caminhões de mudança, que transporta concreto ou cargas especiais ou de serviços essenciais de utilidade pública, em caráter excepcional, desde que autorizado pelo Departamento de Trânsito.

“Geralmente os caminhões possuem dimensões muito grandes, aumentando o risco de acidentes. Além disso, a circulação de veículos pesados pode causar danos estruturais, como o rompimento de redes de água e esgoto e estragos nos calçamentos das ruas, como afundamentos de vias e danos aos passeios. Quem sofre com isso é a população, que paga pelos reparos com os recursos públicos e ainda sofre com a péssima qualidade das ruas na cidade”, afirma o secretário Márcio Soares.

A portaria com as restrições de circulação na Rua dos Bancos já entrou em vigor. A Prefeitura lembra que para quem insistir em circular pela via é multa grave, com perda de cinco pontos da carteira, além de ter o veículo removido conforme penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *