Prefeitura ordena reconstrução de imóvel tombado que foi demolido

Anderson Carvalho –

O proprietário do imóvel na Rua Guilherme Briggs, 05, no bairro de São Domingos, não imaginava há dois meses que teria dor de cabeça e despesa após demolir um imóvel preservado pela legislação municipal. A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Urbanismo, realizou recentemente ação fiscal no local a pedido do Departamento de Preservação e Reabilitação do Patrimônio Cultural (Depac) e notificou-o a reconstruir o imóvel. Representantes legais da propriedade já foram ao Depac e receberam a confirmação quanto à necessidade de reconstrução e as orientações cabíveis.

Segundo um morador do bairro, que preferiu manter o anonimato, os proprietários tinham outros planos para o imóvel.

“Era uma casa construída há quarenta anos. Foi demolido para dar lugar a um estacionamento”, disse.

A Secretaria de Urbanismo informou ainda que o imóvel é de interesse de preservação de acordo com a lei 1967 de 2002. O proprietário precisa abrir um processo na prefeitura para a reconstrução, seguindo as plantas originais que estão disponíveis no arquivo da pasta. Como se tratava de um imóvel preservado, há fotos da fachada no arquivo do Depac que poderão ajudar no trabalho de reconstrução. Todo o trabalho deverá contar com a orientação e supervisão dos técnicos do órgão.

De acordo com a equipe do Depac, na reconstrução deve ser utilizado o mesmo tipo de material usado na construção original. São materiais comuns e simples facilmente encontrados nas lojas do ramo.

Procurado pela reportagem, o dono do terreno não foi localizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *