Prefeitura inicia obras de contenção na Ilha da Boa Viagem

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, assinou nesta quinta-feira (5) a ordem de início das obras de contenção de encostas e melhorias dos acessos da Ilha da Boa Viagem, no Gragoatá. Serão investidos aproximadamente R$ 1,4 milhão no trabalho, que tem previsão de execução de seis meses, sendo entregue em junho de 2020.

“A Ilha da Boa Viagem faz parte da história de Niterói, além de ser um dos recantos mais belos do nosso litoral. Há muitas décadas ela esteve fechada à visitação pública e agora, com essas obras de contenção de encostas, poderá ser reaberta”, disse Axel Grael.

O secretário destacou ainda que as intervenções foram planejadas para que apareçam o mínimo possível, já que a ilha é um bem histórico. “O cuidado que nós vamos ter com essa obra será muito grande para que o impacto na paisagem seja o mais discreto possível”, concluiu o secretário.

Memória – A Ilha de Boa Viagem se conecta ao continente por meio de uma ponte de concreto. Tombada como patrimônio natural e histórico em 1938, a ilha tem edificações construídas no alto de uma escada de 127 degraus, o que o torna o local um destino curioso, cheio de vistas deslumbrantes.

A Ilha da Boa Viagem abriga dois monumentos históricos: a capela de Nossa Senhora da Boa Viagem e o fortim, ambos do século XVIII. Durante a Segunda Guerra Mundial e os anos 1940, também foram construídas mais duas muralhas, sendo uma delas semelhante a um pequeno castelo.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *