Prefeitura distribui cartilhas sobre proteção animal em Niterói

Para chamar atenção da causa animal a Prefeitura de Niterói está até semana que vem distribuindo cartilhas nos comércios da cidade. A estimativa é distribuir mais de seis mil folhetos em pet shop, padarias e bancas de jornais. A ação é da Coordenadoria de Proteção aos Animais de Niterói (CCPAD) da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARHS) que aderiu ao Dezembro Verde. O material informativo dá orientação sobre o trato com os animais além de informar sobre adoção e castração.  

A prática de abandonar animais, mesmo sendo crime previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98, passível de  detenção de dois a cinco anos e multa.“A educação e conscientização sobre esses assuntos nas cartilhas são fundamentais para a defesa dos animais da cidade. É uma oportunidade para conscientizar e gerar uma população que se preocupa e protege cada vez mais os animais, e combater cada vez mais os maus tratos e abandonos de animais”, contou Marcelo Pereira, coordenador de Proteção Animal da Prefeitura de Niterói.

De acordo com nota da Prefeitura de Niterói, em julho, o Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), no Fonseca, completou três anos de funcionamento. Neste período, já foram realizadas cerca de cinco mil castrações de cães e gatos de moradores da cidade. Além de outras ações educativas, esse é um serviço fundamental para a população, e principalmente para os animais. O Castramóvel, caminhão equipado para a realização de cirurgias em cães e gatos, que começou no mês de outubro, e fez 500 cirurgias em animais dos bairros do Caramujo, Engenho do Mato, Badu e Engenhoca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =