Prefeitura de SG cria divisões por níveis na Guarda Municipal

Anderson Carvalho

A partir de agora, a Guarda Municipal de São Gonçalo terá divisão por níveis de carreira e os guardas serão nivelados por cargo e tempo de serviço. Os agentes terão luvas de ombros nos uniformes conforme o cargo e o tempo de carreira. É a primeira vez que essa divisão é feita na corporação. A cada cinco anos dentro da GM, o agente continua com aumento de 20% no salário.

Um plano de carreira está sendo elaborado e em breve será apresentado ao prefeito José Luiz Nanci e pode ocorrer alguma mudança nesse sentido, segundo a prefeitura. Atualmente há 333 guardas no município. A corporação é a segunda mais antiga do estado. A medida foi publicada na última terça-feira no Diário Oficial do Município.

A mudança foi feita através de decreto do Poder Executivo. Seguiu o Estatuto Geral das Guardas Municipais, de 2014, que em seu artigo 19 estabelece que a estrutura hierárquica da GM não pode usar denominação igual das Forças Armadas, quanto aos postos, títulos, uniformes, distintivos e condecorações. Os níveis hierárquicos são os seguintes: Nível IV – Guarda Municipal IV, após cinco anos de serviço; Nível III – GM III, após dez anos; Nível II, GM II, após 15 anos; Nível I, GM I, após 20 anos e Nível Líder, GM Líder, depois de 25 anos. As denominações dos cargos são: Comandante, Subcomandante/Inspetor, Subinspetor, Adjunto e Orientador de grupo. As divisas dos níveis hierárquicos serão confeccionadas em tecido na cor azul marinho. Já o comandante e o subcomandante usarão tarjetas de identificação da função correspondente e tipo sanguíneo e fator RH.

Armamento
A prefeitura informou que estuda ainda armar a GM. Pela lei federal 13.022/14, os municípios com mais de 500 mil habitantes têm que ter guarda armada e por isso este é um tema levado a reuniões, sendo bastante discutido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =