Prefeitura de Niterói vai lançar programa de combate ao desperdício de alimentos

Wellington Serrano

Para conscientizar a população, principalmente os estabelecimentos que estão diretamente ligados com a manipulação e consumo, a Prefeitura de Niterói, por iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasdh), vai dar início a um programa permanente de combate ao desperdício de alimentos.

Conforme explica a secretária Verônica Lima esse será um novo desafio nesta sua segunda passagem à frente da pasta.
“O prefeito Rodrigo Neves determinou que a política de Segurança Alimentar Nutricional venha fazer parte da política de Assistência. Por isso, A Subsecretaria de Segurança Nutricional hoje é vinculada a nós e queremos montar uma rede de solidariedade com indústria alimentícia, comércios e feiras”, revela a secretária.

Verônica afirma que o Brasil é o país que mais joga comida no lixo. “Estamos articulando com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ceasa, redes de supermercados e feiras, para que o Banco Municipal de Alimentos Herbert de Souza volte a funcionar dentro de sua capacidade plena”, disse.

Segundo ela, a Sasdh vai movimentar várias ações para que o banco público de alimentos atenda a demanda das pessoas empobrecidas em situação de vulnerabilidade alimentar. “É muito importante que todos compreendam e encarem a redução do desperdício de alimentos como um desafio. São alimentos que poderiam sustentar centenas de milhares de famílias, mas estão indo para o lixo”, afirma.

Uma comissão formada por representantes da Subsecretaria deve se reunir já na próxima semana para definir as ações a serem desencadeadas na cidade. “O objetivo é conscientizar, incentivar e garantir condições para que estudantes, consumidores, comerciantes e outros componentes dos setores da gastronomia e da hospedagem, executem projetos que contribuam, que tragam soluções para este problema mundial”, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − catorze =