Niterói anuncia transição para o ‘novo normal’ prorrogando isolamento até 30 de junho

A cidade de Niterói inicia na quinta (21) uma transição gradual para a normalidade de sua rotina. O plano que está sendo desenvolvido por técnicos da Prefeitura em parceria com especialistas da Fiocruz, UFF e UFRJ, além de representantes de entidades empresariais, foi divulgado nesta terça-feira (19) pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT) durante sua live do Gabinete de Crise.

“As atividades serão permitidas a partir do sinal de cores que nós estamos implantando para a transição gradual para o novo normal. Isso não é uma retomada para a normalidade queria esclarecer que no decreto o distanciamento e o isolamento vão ficar prorrogado até o dia 30 de junho. Nós vamos continuar com a recomendação para que todas as pessoas que não estejam exercendo atividades laboral ou que não estejam na atividade essencial, que permaneçam em casa”, ressaltou o prefeito.

O prefeito disse que o gabinete de crise vai trabalhar com um sistema de sinais em cores, em cada território para a pessoa saber exatamente a taxa de transmissão, de letalidade e de retaguarda de leitos.

“Haverá uma sinalização em preto para os momentos de extrema gravidade, sinal vermelho para uma situação muito grave, um sinal laranja que exige atenção máxima e sinal amarelo no sistema de alerta na cidade, ou seja, teremos um sistema estruturado com variáveis e indicadores que vão apontar cada momento que a cidade vai estar”, explicou o prefeito.

Segundo o secretário de Saúde Rodrigo Oliveira, o protocolo para construir essas cores vai trabalhar com dois indicadores: o primeiro é a taxa de transmissão do vírus e o segundo a capacidade da retaguarda hospitalar em atender as pessoas que contraírem o coronavírus . O protocolo de medição de temperatura nas vias de grande circulação será mantido nos próximos meses.

Ele disse ainda que o uso de máscara será obrigatório a partir do dia 21, em espaços públicos com a determinação de multa administrativa. “O que vamos permitir a partir do dia 21 é a prática da educação física individual com máscara e o distanciamento social que será de 7h as 9h da manhã para as pessoas abaixo de 60 anos e das 9h às 11h da manhã para pessoas acima de 60 anos. Na parte da tarde também haverá um horário entre 16h às 22h para a atividade física individual. Os supermercados e mercados, vão continuar com regras específicas de atendimento aos idosos entre 13 horas e às 15h”, revelou o secretário.

As atividades que estarão liberadas a partir do dia 21de maio, são aquelas que estavam permitidas antes de 10 de maio: lojas de materiais de construção, oficina mecânica, serviços médicos e odontológicos e óticas. “São essas que serão permitidas a partir do dia 21 e que vão estar no período laranja. Depois teremos entre os dias 22 e 23 de maio um conjunto de treinamentos de orientação de medidas relacionadas a protocolos e medidas sanitárias que deverão ser praticadas pelos estabelecimentos a partir do dia 25 de maio”, explicou. Nesta data outras atividades serão permitidas como os escritórios de contabilidade e advocacia.

Segundo o prefeito todas as ações serão acompanhadas por um conselho consultivo científico. “Um grupo de notáveis vão orientar esse plano do ponto de vista científico do acompanhamento dos indicadores e esse conselho consultivo será coordenado pelo professor Antônio Cláudio reitor da UFF. O conselho irá orientar alguma das ações sobretudo o acompanhamento desses indicadores que vão definir o estágio do ciclo da epidemia que a cidade vai se encontrar nós próximos meses”, enfatizou Rodrigo Neves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =