Prefeitura de Niterói anuncia reabertura de escolas e retomada do calendário de vacinação

O secretário de saúde Rodrigo Oliveira anunciou o calendário de vacinação para a retomada da aplicação da primeira dose, que estava suspensa desde a sexta-feira (23), e falou sobre como será a imunização dos grupos prioritários.

“Com a chegada de vacinas no sábado (24), retomamos hoje a aplicação da primeira dose. seguindo nosso planejamento, até quarta-feira (28), vacinamos os profissionais de saúde e idosos a partir de 61 anos. Na quinta-feira (29), na sexta-feira (30) e no sábado (01/05) seguimos na vacinação dos profissionais de saúde e dos idosos a partir de 60 anos. Com isso completamos a primeira e a segunda fase do programa nacional de imunização. Iniciamos na próxima semana, caso haja disponibilidade de vacina, uma nova fase baseada nos grupos prioritários, que vão seguir abaixando a faixa etária de acordo coma disponibilidade das doses”.

Segundo Rodrigo, a nova fase vacinará dois grandes grupos. Primeiro os pacientes com comorbidades, que devem levar documento com foto, comprovante de residência e um laudo médico comprovando a comorbidade.

Além disso, os grupos prioritários também serão vacinados. São as profissões de saúde que tem maior risco.

“Sempre abaixando a faixa etária nós vamos vacinar os seguranças municipais, agentes de trânsito, limpeza urbana, trabalhadores da educação e rodoviários. Eles devem apresentar documento com foto, contra cheque do mês corrente, ou declaração atual que trabalha naquela empresa “, explica Rodrigo.

O calendário com as datas de imunização de cada um será disponibilizado na rede social da prefeitura.

O secretário reforçou o pedido para que as pessoas retornem ao posto de vacinação para tomar a segunda dose para que, assim, a imunização fique completa.

AMBULANTES TÊM AUTORIZAÇÃO PARA RETOMAR ATIVIDADES

Bira Marques, secretário executivo, falou sobre o trabalho de diálogo que tem sido realizado com a população para que a cidade alcance seu objetivo em relação a diminuição de todas as taxas e a retomada da economia.

“Os setores econômicos, políticos e sociais têm dialogado bastante com a gente. E essa semana iniciou com uma reunião com lideranças do voo livre de Niterói. Vamos nos reunir uma próxima vez para debater e otimizar o esporte na nossa cidade. Nos reunimos também com os ambulantes, e ficamos acertados de voltar gradativamente com as atividades dessa classe na cidade. Isso vai acontecer a partir da quarta-feira (28) com 50% de ocupação das barracas”, conta Bira.

O secretário explicou que uma reunião está marcada para a terça-feira (27) com o secretário de Ordem Pública, coronel Paulo Henrique e as associações para que seja definida a melhor forma de retomada desses ambulantes.

ESCOLAS MUNICIPAIS REABREM

O prefeito Axel Grael informou que inicia na terça-feira (27) a primeira fase de reabertura das escolas municipais que funcionarão em sistema híbrido de ensino. Sete escolas já vão reabrir.

São elas:

– Escola Municipal Levi Carneiro, em Pendotiba, abrirá para o 2º ano.

– Escola Municipal Governador Roberto Silveira, no Morro do Castro, abrirá o 1º ano.

– Escola Municipal Professor André Trouche, no Barreto, abrirá o 1º ano.

– UMEI Renata Gonçalves Magaldi, no Fonseca, abrirá para as crianças na faixa etária de 4 e 5 anos.

– UMEI Professora Nina Rita Torres, em Piratininga, abrirá pra o gru po de 5 anos.

– UMEI Jacy Pacheco, no Barreto, abrirá na faixa etária de 5 anos.

– UMEI Darcy Ribeiro, em Charitas, abrirá para o grupo de 5 anos.

Na próxima semana a reabertura de um novo grupo de escola será anunciado.

“Estamos nos preparando para que, além do material pedagógico, possamos oferecer aos alunos os meios para eles acompanharem as aulas remotas. E vamos abrir uma possibilidade de crédito para ajudar os professores a se equiparem com recursos mais modernos e possam ministrar as aulas com as ferramentas que estão sendo providenciadas pela Secretaria de Educação”, explicou Axel.

INSCRIÇÃO PARA O EMPRESA CIDADÃ

A Prefeitura de Niterói abriu na segunda-feira (26) as inscrições para as novas empresas no programa Empresa Cidadã.

A Prefeitura de Niterói abriu nesta segunda-feira (26) as inscrições para a terceira fase do programa Empresa Cidadã. O prefeito de Niterói, Axel Grael, sancionou no último sábado (17) a lei aprovada pela Câmara de Vereadores com a nova etapa do programa, que vai beneficiar empresas, entidades religiosas, organizações sindicais, clubes e entidades filantrópicas que tenham até 49 empregados com o pagamento de um salário mínimo, pelos próximos três meses, para até nove empregados. Espera-se, com a medida, proteger mais 12 mil postos de trabalho, totalizando 24 mil empregos garantidos no município.

As inscrições ficarão abertas até o dia 14 de maio. Para participar, será preciso acessar o site https://empresacidada.niteroi.rj.gov.br , clicar em ‘solicitar adesão’, preencher o formulário de inscrição; anexar os documentos exigidos (GFIP relativa a março de 2021; GRF relativa a março de 2021; Contrato social da empresa; RG do administrador e CPF do administrador) e aceitar o termo de adesão. Os documentos serão conferidos e, caso tudo esteja correto, o empregador receberá um e-mail com o protocolo de atendimento e a confirmação da solicitação.

BOLETIM COVID – Desde o início da pandemia o município registrou 33.766 casos de pessoas infectadas. Sendo que 31.804 pacientes já se recuperaram. Ainda existem 355 pessoas hospitalizadas com sintomas mais graves da doença, enquanto os que estão em isolamento residencial com sintomas mais leves ou assintomáticos somam 516 pessoas. A cidade registrou 1.091 óbitos até a segunda-feira (26).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =