Prefeitura de Maricá suspende circulação dos Vermelhinhos

Cumprindo decisão judicial, a Prefeitura informou ontem que irá suspender todas as linhas dos Vermelhinhos, ônibus com Tarifa Zero da Empresa Pública de Transportes (EPT), a partir da 0h de hoje. O poder público diz que recorrerá da decisão judicial e afirma que a paralisação do serviço afeta um serviço de relevância comprovada para a população mais carente de uma cidade, na qual 75% dos moradores ganham entre 1 e 3 salários mínimos. A ação contra os Vermelhinhos foi impetrada pelas empresas de ônibus Nossa Senhora do Amparo e Viação Costa Leste, através do sindicato que as representa.

Desde sua implantação, em setembro de 2013, o sistema de Tarifa Zero de Maricá teve a sua viabilidade comprovada e tornou-se uma referência nacional no debate sobre o direito à mobilidade, tendo registrado 349.600 viagens em suas roletas e mais de 155 mil quilômetros percorridos em 4.387 etapas.

As 10 linhas, com 23 veículos na frota, percorrem todas as regiões do município, sete dias por semana, 24h por dia, sem concorrer com a malha das concessionárias, a partir do eixo obrigatório representado pela RJ-106. Para a Prefeitura, “a criação da EPT obedece também à necessidade de ampliação do transporte público de forma proporcional à demanda representada pelo crescimento vertiginoso da população nos últimos anos. Integrados à paisagem, os Vermelhinhos permitiram a moradores sem recursos um conhecimento sem custos da região onde vivem e trabalham e causaram impacto positivo na economia local – sem o transporte noturno, já que as concessionárias suspendem o serviço unilateralmente às 23h – inúmeros restaurantes puderam abrir à noite”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *