Prefeitura de Macaé alerta para os cuidados no verão

A estação do ano preferida de muitas pessoas, é também quando o nível de radiação solar aumenta. Os cuidados durante a exposição ao sol devem ser o ano inteiro, mas no Verão, quando as temperaturas são mais altas, as medidas preventivas precisam ser intensificadas.
 
A dermatologista Elisa Estrella, do Serviço de Dermatologia da Casa do Curativo, em Macaé, lembra que a exposição solar entre 10h e 16h dever ser evitada. “Neste período, as atividades ao ar livre são mais frequentes, por isso, deve-se ter cuidado com o risco de queimaduras, câncer da pele e outras doenças”, alerta.
 
Ainda de acordo com a Elisa, o filtro solar deve ser aplicado diariamente e várias vezes ao dia de maneira uniforme em todas as partes do corpo. Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 15 ou 20 podem ser usados no dia a dia, já os FPS 30 ou superior para exposição mais longa ao sol. “O produto deve proteger contra os raios UVA e UVB e deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas. Esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se entrar na água”, diz.
 
A dermatologista explica que, além do protetor solar, é importante o uso de chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois o algodão retêm cerca de 90% da radiação UV. Já os tecidos sintéticos, como o nylon, retêm apenas 30%. “As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona e os óculos de sol previnem cataratas e lesões na córnea”, alerta.    
 
Outra dica de cuidado é beber bastante água, dar preferência às comidas leves e frutas. A dermatologista acrescenta que as demandas mais recorrentes nos consultórios, neste período, são queimadura solar, miliária (brotoeja) e micoses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *