Prefeitura de Búzios taxa entrada de turistas na cidade

portico cf buzios

Texto: Anderson Carvalho

Os turistas que forem à Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, a partir de agora, terão que pagar uma espécie de pedágio. É a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), criada através da Lei 1321, de 16 de fevereiro deste ano, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito André Granado. Deverá ser cobrada a todos os turistas que visitarem o município, seja em carros de passeio, vans, motos, bicicletas motorizadas, caminhonete, furgão, micro-ônibus, caminhões e ôniubs.
O tributo será cobrado na alta temporada na região, que compreende o período de 15 de novembro a 15 de abril. O lançamento da TPA será a partir da entrada do turista na cidade e será cobrada nos seguintes valores: R$ 2,40 (1,00 UPFM – Unidade de Padrão Fiscal do Município) a motos motonetas e bicicletas elétricas; 8 UPFM (R$ 19,20) a carros de passeio; 12 UPFM (R$ 28) a caminhonete e furgão; 16 UPFM (R$ 38,40) a vans e micro-ônibus; 24 UPFM (R$ 57,60) a caminhões e 40 UPFM (R$ 96) a ônibus.
O Poder Executivo implantará sistema de registro eletrônico, visando a identificação do veículo e processamento administrativo até a quitação da TPA, que deverá ocorrer até a saída do veículo do município. Para o pagamento da taxa será implantado sistema de rede conveniada em estabelecimentos comerciais, bancos, internet, entre outros, podendo ser regulamentada através de decreto do prefeito.
Os veículos poderão entrar e saír da cidade no período de 24 horas e após este tempo, será emtida nova TPA para o motorista. A cobrança do tributo não será feita a ambulâncias, veículos oficiais, carros fortes e carros fúnebres cadastrados no município; veículos prestadores de serviço ou que realizem abastecimento para o comércio local devidamente identificados e cadastrados; veículos transportando artistas e equipamentos para espetáculos, convenções, manifestações culturais e outros eventos; carros de concessionárias de serviços de eletricidade, telefonia fixa e móvel, saneamento e de transporte coletivo; veículos com licença no município; que transportem trabalhadores das cidades vizinhas, mediante comprovação do contrato de trabalho ou carteira assinada.
Os recursos serão para o Fundo Municipal de Meio Ambiente e vão para custeio administrativo, infraestrutura ambiental, limpeza pública e ações de saneamento.

37 thoughts on “Prefeitura de Búzios taxa entrada de turistas na cidade

  • 18 de fevereiro de 2017 em 21:54
    Permalink

    Meu depoimento sobre Armação de Búzios: um lugar como outro qualquer da região dos lagos, com vários buracos nas estradas por todos os lados. Quando fui fiquei na torcida para que eu tivesse ido no lugar erado pois a propaganda na TV não correspondeu em nada do que eu vi ao vivo. Havia sim alguns lugares até bonitos, mas nada que justifique pagar por isso. Aconselho que nunca foi a nem perder tempo, Arraial do Cabo é muito melhor. Até mesmo Rio das Ostra, cidade onde eu moro, é muito melhor.

    Resposta
    • 21 de fevereiro de 2017 em 09:35
      Permalink

      Te dou todo apoio, tenho uma cada em Búzios a 6 anos e agora que conheço bem o lugar vi que é simplesmente uma decepção. Vários lugares lindos que vc não tem condições de entrar devido a quantidade de buracos, sem falar do mirante, um dos principais pontos turísticos, agradeça se não quebrar seu carro. Outra coisa, quem manda em Búzios são os pescadores, ele estão tomando conta das praias e lançando várias âncoras feita de vergalhão, um perigo.

      Resposta
  • 19 de fevereiro de 2017 em 11:30
    Permalink

    Será uma tarifa diária mesmo para quem mantém segunda residência na cidade?

    Resposta
  • 19 de fevereiro de 2017 em 13:27
    Permalink

    Simplesmente ridículo. O turista que vai a Buzios já é taxado de diversas formas. Trânsito caótico, estacionamentos com preços extorsivos. Preços exorbitantes em hotéis, restaurantes e todo tipo de serviço. A população local deveria envergonhar- se com esse descalabro promovido por seus governantes.

    Resposta
  • 19 de fevereiro de 2017 em 13:38
    Permalink

    A cobrança da TPA, em Búzios, deve ser isenta para quem apresentar Cartão de Idoso caso contrário, fica caracterizada como furto qualificado. É a minha opinião.

    Resposta
  • 19 de fevereiro de 2017 em 13:53
    Permalink

    Estou em Búzios a 40 anos e fico muito triste quando chego em qualquer praia nossa tanta Farofa!!! Pessoas que invadem nossa cidade e só deixa SUJEIRA E TRANSTORNA NOSSO TRÂNSITO! ALÉM DE NÃO GASTAR NADA NA CIDADE E NAS PRAIAS PORQUE ANTES PASSAM NO MERCADO! ALÉM DE AFASTAR PESSOAS QUE REALMENTE AMAM NOSSA CIDADE! VAMOS LEVAR ESTA IDÉIA DE COBRANÇA A FRENTE! BÚZIOS TEM QUE VOLTAR A SER UM PARAÍSO! !!!!PARABÉNS! !!!

    Resposta
    • 20 de fevereiro de 2017 em 23:04
      Permalink

      Que comentario babaca!!! Queria ver se esses farofeiros sumissem da cidade e começassem a fechar comércios e hoteis… Seu xenófobo idiota! Vc acha que, só pq mora em buzios é melhor que alguem? Ate parece que vive na América ou europa gastando dinheiro… Sua cidade é o que é pelos turistas…

      Resposta
    • 21 de fevereiro de 2017 em 09:35
      Permalink

      Márcia, com todo respeito… Era melhor ficar calado. Paraíso de que? Quem mora em Búzios hoje só colabora com essa roubalheira. Quem dá emprego aí é o turismo e ninguém mais. Ou vc é pescadora?

      Resposta
    • 25 de abril de 2017 em 17:48
      Permalink

      Comentário idiota feito por alguém idem. Como se essa aí nunca tivesse feito o mesmo, como turista.

      Resposta
  • 19 de fevereiro de 2017 em 19:49
    Permalink

    Diante de tal cobrança, gostaria de saber como fica a situação dos moradores que já residem em Búzios mas suas placas são de outra cidade, pois nem todos os moradores de Búzios possuem as placas com identificação do município.

    Resposta
    • 20 de fevereiro de 2017 em 22:59
      Permalink

      É so procurar o detran e agendar a transferência de municipio…. Ou paga o roubo!!!

      Resposta
  • 20 de fevereiro de 2017 em 06:09
    Permalink

    Vamos supôr que eu fique 10 dias em Búzios, como turista, com minha caminhonete. Devo pagar R$ 280,00 ? É isso?
    Caso não seja isso e eu pague somente R$ 28,00 pelos 10 dias, mas resolva visitar uma cidade vizinha e voltar no mesmo dia, vou pagar outra vez a taxa ?

    Resposta
  • 20 de fevereiro de 2017 em 10:29
    Permalink

    Isso é ridiculo, viola a constituicao, o direito de ir e vir . Mais uma vez políticos roubando…

    Resposta
    • 21 de fevereiro de 2017 em 13:50
      Permalink

      Clara violação do direito de ir e vir!

      Resposta
  • 20 de fevereiro de 2017 em 13:33
    Permalink

    Concordo com a primeira pessoa que comentou. Arraial é bem mais linda. Deixa Búzios só pra quem mora lá. Nao fará tanta falta assim não.

    Resposta
    • 20 de fevereiro de 2017 em 17:12
      Permalink

      Político sempre inventam uma maneira de roubar o povo.E um lugar utrapassado,ruas esburacadas sem saneamento adequado chove alaga tudo é um lugar sem estrutura para receber turistas repito!…isso é um roubo estou fora. Fuiiiiiiiiiii.

      Resposta
  • 20 de fevereiro de 2017 em 16:52
    Permalink

    Isso já esta sendo cobrado ???????

    Resposta
  • 20 de fevereiro de 2017 em 21:06
    Permalink

    Mais um absurdo criado por esses políticos, que não estão nem aí para o povo e seu bem estar, Vão dizer que vão usar esta taxa para melhorias aqui e ali e no final nada .

    Resposta
  • 20 de fevereiro de 2017 em 22:30
    Permalink

    Ridículo e imoral! Chega de exploração ao turista que já é roubado de todas as maneiras!!

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2017 em 07:12
    Permalink

    Ridículo. Sem comentários.

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2017 em 07:32
    Permalink

    ISSO E COISA DE POLITICO LADR@O, N@O E COISA DA POPULAÇ@O Q S@O PESSOAS MARAVILHOSAS. O MINISTERIO PUBLICO TEM Q FICAR ATENTO A MAIS UM ROUBO DE POLITICOS

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2017 em 07:34
    Permalink

    Vergonha. Estes políticos tem de ser presos. Não fazem nada em prole da cidade. A Prolagos joga merda nos canais da marina e eles caladinhos. Fazem quebramolas gigantes e fora da lei e eles quietinhos. As estradas metem medo. Os estacionamentos irregulares cobram o que querem, destroem a mata e eles fazem o quê? Nada.

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2017 em 07:56
    Permalink

    É ridículo terem aprovado isso… oque Buzios tem de especial que outras cidades da região não tem? Já não chega os pedágios… estacionamentos… estadias etc que são muito caros… é se todas as cidades da região começarem a fazer o mesmo???? Isso é alguma piada??? Não pode ser levado a sério!!!

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2017 em 09:53
    Permalink

    Ridículo, se vc quer quebrar seu carro, então vá a búzios e verás as buraqueiras, estou em búzios a 6 anos e nunca mudou, ao contrário, só piora. Quem manda em Búzios são os pescadores, cada vez tomando mais conta das praias e lançando só âncoras de vergalhão, um perigo. Os flanelinhas que mandam nos funcionários da prefeitura e dividem o dinheiro, qualquer lugar que vc vá é acharcado

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2017 em 11:04
    Permalink

    A cidade vai falir, pois eu não vou mais e muitos outros turistas, tiro no pé.
    Os ricos ficaram bem, já a população que depende do turismo…. Só lamento

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2017 em 13:33
    Permalink

    Sou um turista costumaz em Búzios. Vou à cidade umas três vezes à quatro vezes por ano. Sempre me hospedo em hotéis ou pousadas. Sempre gasto meu dinheiro no comércio local. Mas se essas cobranças onerarem demasiadamente a minha estada em Búzios. Com certeza adotarei outros destinos. E estou certo de que não serei o único turista a fazê-lo! Já basta o fato de aonde quer que você deixe seu carro, tem que pagar! A idéia é até justa. Mas a aplicação dos recursos provenientes destas cobranças precisarão ser muito bem fiscalizados pela população. Sob o risco de haver graves desvios de finalidade!

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2017 em 20:41
    Permalink

    É simples, tantos lugares lindos, porquê buzios. Só ficou conhecida por causa da Brigitte Bardot. Muita gente fundida que paga caro só prá dizer que mora búzios. Deixem de ir a búzio que eles vão morrer de fome.

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2017 em 23:42
    Permalink

    Gostaria de saber quem presta serviço na cidade como autônomo e não tem contrato de trabalho vai precisar pagar todo dia pra trabalhar?

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2017 em 23:46
    Permalink

    Pessoas de CaboFrio e adjacências que vão a Búzios prestar serviço serão considerados turistas? Cheiro de treta no ar.

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2017 em 14:17
    Permalink

    Esse prefeito e tao bandido quanto Sérgio Cabral, A CONSTITUICAO existe pra que? Pq eu não sei mais, direitos de ir e vir, acabou, já pagamos diversos pedagios, turista quando vai a cidade pode ter certeza que irá gastar com alguma coisa…Então já que as cidades agora tem cobrancas na entrada. Vcs governantes podem acabar com os estacionamentos e os pedagios em sua cudades, pq cidade agora e casa de prefeito ele que é dono, o povo nao tem mais direito nenhum, e ainda e capaz deles falarem cale a boca povo, vcs reclamam de barriga cheia….e foda….

    Resposta
  • 25 de abril de 2017 em 17:54
    Permalink

    Mesmo cobrando esse ” Roubágio “, ainda vão continuar assaltando o turista, cobrando uma ” taxa” á cada vez que vc para o carro numa praia? Vai valer cobrança dupla? É muita pilantra gemas! Alô, MPF!!

    Resposta
  • 17 de maio de 2017 em 19:42
    Permalink

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

    Resposta
  • 12 de janeiro de 2019 em 14:10
    Permalink

    Uma coisa eu tenho para falar de Buzios : É furada!!!

    Vivi com minha familia por 2 anos em Armacao dos Buzios e lhe falo a cidade e boa para se passar alguns dias se vc tiver $$ e claro, fora disto esqueça nem vai. Ja pode ficar parado no Portico (entrada da cidade) pois tera q pagar a taxa para entrar e se prepara para a bits, quase sempre esta acontecendo e se tiver com um pneu um pouco careca nao tem conversa, capacidade acima do veículos, vai ter o carro apreendido, lanterna queimada…e por ai vai. Cansei de ver familias com senhoras de idade tendo q tirar tudo de dentro do carro pois o veículo estava indo para o patio, uma vergonha para uma cidade turística. Sem falar no transito caótico que nos 7km da cidade do Portico ate Joao Fernandes pode demorar 1 hora ou mais para percorrer este caminho. E ao chegar o centro a tao famosa ruas das pedras se prepare para pagar uma cerveja nacional $16 reais ou como os comerciantes gostam de falar : Nao é nem 5 euros, E se for em alta temporada ate mesmo os supermercados terao o preços ate 10x mais caros, pois uma bandeija de torrada que vc paga normalmente $2.00 pao que sobra no supermercado e eles torram e coloca oregano e sal por cima, na alta temporada vc vai pagar de $8,00 a $10.00 reais. O que estou relatando e apenas 1% do que vc pode esperar de Buzios, nao precise do hospital pois sera um problema, boa sorte se vc for…Mas espero que escolha outro destino!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 9 =