Prefeitos do Leste Fluminense se unem para a retomada do desenvolvimento regional

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (23.1) com 11 prefeitos da região Leste Fluminense, no Solar do Jambeiro. O encontro de trabalho teve como objetivo a elaboração de uma agenda conjunta de iniciativas visando a retomada do desenvolvimento da região, diante do cenário de crise no Estado do Rio.

Durante a reunião, os prefeitos manifestaram o compromisso objetivo de conjugar esforços e trabalhar em união para enfrentar a crise econômica e social nos municípios, que juntos têm uma população de 3 milhões de habitantes. O diálogo com a Petrobras para a retomada dos investimentos no Comperj e na indústria naval é um dos pontos considerados prioritários pelos gestores e terá, como primeiro passo, uma audiência dos prefeitos, no dia 14 de fevereiro, com o presidente da estatal, Pedro Parente.

Além da troca de experiências para melhorar a gestão municipal e reorganizar os serviços públicos prestados aos cidadãos, os prefeitos também vão atuar para a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento da Região, e irão pleitear uma agenda de projetos e reivindicar mais atenção dos governos estadual e federal.

Rodrigo Neves destacou que o anúncio recente da Petrobras pela retomada dos investimentos do Comperj trouxe esperanças para as cidades.

“Temos a confiança de que essa medida contribuirá para retomar o desenvolvimento local e regional. Esperamos o restabelecimento pleno do diálogo e cooperação com a Petrobras na audiência do dia 14 de fevereiro. Em meio a tantas dificuldades e desafios de nossas cidades, é importante transmitirmos à sociedade civil e à iniciativa privada de nossa região nosso compromisso e convicção de um futuro melhor para todos os cidadãos. Isso só será possível pela participação de todos, pelo trabalho dedicado dos gestores locais e pela união de todos os municípios do Leste Fluminense”, afirmou o prefeito de Niterói.

O prefeito Sadinoel Oliveira Gomes, de Itaboraí, destacou a importância do encontro. “O encontro de hoje é de suma importância para a sobrevivência dos prefeitos, principalmente daqueles no primeiro mandato. Capitaneados pelo prefeito Rodrigo Neves, a gente abre a interlocução com mais facilidade na busca pela retomada do Comperj e da empregabilidade na região”, disse.

Já o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, ressaltou os desafios que os municípios estão enfrentando. “Muito importante estarmos aqui hoje com os prefeitos. A gente está num momento de crise e necessidade de superar os desafios de cada município, mas acreditamos que o fortalecimento da nossa região abre a possibilidade de discutir com os governos estadual e federal as demandas dos municípios. Maricá se soma a esse movimento capitaneado pelo prefeito Rodrigo Neves, na perspectiva de pensar no desenvolvimento da região, na integração e, acima de tudo, na relação com a Petrobras e nas demandas que a gente tem de reestruturação do Comperj”, afirmou.

Manoela Ramos de Souza Gomes Alves, de Saquarema, afirmou que o encontro uniu os municípios. “Quero parabenizar o prefeito Rodrigo Neves, por ter incentivado esse encontro com os prefeitos da nossa região. Temos que unir forças para conseguirmos melhor reivindicar o que precisamos. Sozinhos não somos nada”, ressaltou a prefeita.

O prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, parabenizou Rodrigo Neves pela iniciativa. “Gostaria de parabenizar o prefeito Rodrigo Neves pela iniciativa de convidar todos os prefeitos da nossa região. Niterói é nossa ancora nesse projeto. Tenho certeza que alcançaremos belíssimos resultados com a experiência que tem Niterói. Rodrigo pode nos ajudar muito. Senti uma união forte da parte de todos os prefeitos”, disse.

Participaram do encontro os prefeitos de Saquarema, Manoela Ramos de Souza Gomes Alves; de Casimiro de Abreu, Paulo Cesar Dames; de Itaboraí, Sadinoel Oliveira Gomes; de Tanguá, Valber Luiz de Carvalho; de Silva Jardim, Wanderson Alexandre; de Nova Friburgo, Renato Bravo; de Guapimirim, Joselito Pereira de Oliveira; de Magé, Rafael Tubarão; de Maricá, Fabiano Horta; e de Cachoeiras de Macacu, Mauro Soares.

Também estiveram presentes o vice-prefeito eleito de Niterói, Comte Bittencourt; os secretários municipais de Fazenda, Cesar Barbiero; de Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta; e Executivo, Axel Grael.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =