Prédios da Marquês do Paraná voltarão a ser demolidos

Depois de uma disputa judicial que embargou as obras de alargamento e reurbanização da Avenida Marquês do Paraná, no Centro de Niterói, as intervenções voltam a acontecer no canteiro de obras. Três edifícios que continuam de pé devem ser colocados abaixo nos próximos dias uma vez que a prefeitura abriu licitação para contratar uma empresa de demolição. A previsão inicial para a obra ser entregue à população era no segundo semestre deste ano, mas por conta das disputas judiciais a previsão será estendida.

No próximo dia 15 será realizado o pregão para a contratação de nova empresa para executar a demolição conforme publicado ontem no Diário Oficial. “As datas de início e conclusão da obra e os valores serão definidos após a contratação da empresa”, explicou a Prefeitura por meio de nota. Inicialmente as obras estavam orçadas em R$ 16 milhões, sendo R$ 11,8 milhões foram pagos por investidores que tiveram seus projetos aprovados para a região central da cidade. A intervenção é a primeira realizada com recursos obtidos através do modelo de outorga onerosa, que financiará ações do processo de requalificação do Centro.

A Prefeitura de Niterói já desapropriou e demoliu dois prédios: o edifício da Rua Doutor Celestino, 230, e o prédio número 286, da Marquês do Paraná. O alargamento da avenida, um dos principais eixos para os veículos que seguem do Centro para a Zona Sul, pretende resolver o gargalo formado no fim da Rua Doutor Celestino por causa do mergulhão Ângela Fernandes. O Ministério Público chegou a embargar a obra mas a Procuradoria-Geral do Município recorreu e conseguiu a suspensão da liminar.

No sentido Icaraí, a via ganhará mais duas faixas de rolamento, totalizando cinco pistas, e uma ciclovia no trecho entre as ruas Doutor Celestino e Miguel de Frias. O projeto também inclui a reurbanização até a Avenida Amaral Peixoto, com calçadas dentro das normas de acessibilidade e uma nova praça sobre o mergulhão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 5 =