Prédio do MCMV é interditado de novo em São Gonçalo

Aline Balbino

Os moradores do Condomínio Bela Vida 1, em São Gonçalo, estão novamente sem ter onde morar. O residencial que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida, no Arsenal, chegou a ser interditado em outubro, quando um muro de contenção cedeu, soterrando um operário que ajudava na construção. No último dia 2, a Defesa Civil interditou novamente o local, que continua em obras. Por conta disso, cerca de 80 famílias estão desalojadas e se hospedando na casa de parentes e amigos.

Eles pedem com urgência o pagamento do aluguel social para quem morava nas áreas de risco. Vale lembrar que essas famílias já passaram por traumas anteriores quando tiveram suas casas levadas pelas chuvas de 2010. São vítimas do Bumba, Covanca e outros bairros que sofreram com tragédias naturais. Poucos condôminos insistem em permanecer nos apartamentos. Alguns se negaram a sair de casa por não terem para onde ir. Em outubro a Caixa Econômica chegou a pagar diárias em hotéis em Itaboraí.

No próximo dia 13 haverá uma audiência na Justiça Federal de São Gonçalo para definir o que será feito com as famílias desalojadas. Um abaixo-assinado está circulando pelo condomínio com pedidos de permanência no local, com mais segurança.

“Estão coletando as assinaturas porque as pessoas querem ficar aqui, mas com segurança. Não queremos ir novamente para hotel. Nossa vida está aqui. As crianças estudam, não podem ir para Itaboraí para se hospedarem. Queremos uma atenção maior”, disse a subsíndica, Dilce Pereira.

A Prefeitura de São Gonçalo informou que está acompanhando o caso das famílias. Já a Caixa Econômica disse que a Defesa Civil desinterditou os blocos 5, 6, 7 e 8 do Residencial Bela Vida I no último dia 7 de novembro e que ainda não foi notificada sobre uma nova interdição. As obras do muro, também desinterditadas pela Defesa Civil, encontram-se em andamento, com previsão para finalização em fevereiro do ano que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + dezessete =