Pré-vestibular da UFF acertou tema da redação do Enem

Tylane Renor –

O Pré-Vestibular da Universidade Federal Fluminense, famoso por seu grande número de aprovações em vestibulares pelo país, teve mais uma “cartada de mestre” no ano de 2017. Com o projeto Palestras Redação, os alunos têm, a partir do mês de agosto, palestras sobre possíveis temas da redação do Enem e trabalham técnicas de redação sobre os mesmos. Dos cerca de 10 temas pensados e palestrados nesse ano, a questão “a inclusão dos surdos na educação” foi um deles, numa palestra que contou com a presença das professoras de Libras Mariana Cunha e Tathianna Dawes.

A ideia de trazer tal tema para os alunos foi do professor de redação Jefferson Fernandes, que após conhecer o mundo das Libras, quis levar aos alunos um pouco mais de conhecimento sobre, não só visando um tema para a redação ou responder a questões de prova, mas levar para a vida de cada um, o conhecimento inclusivo.

“Trabalhamos diversos temas para enriquecê-los [os alunos], mas enriquecê-los para a vida e não só para a prova em si”, reforçou o professor.
Orgulhoso, Jefferson explica como tomou para si a questão do aluno surdo. “Quando notei a defasagem de Libras nas faculdades e escolas me interessei em me tornar um professor melhor, pois poucos são os que sabem lidar com o aluno surdo”.

De acordo com o coordenador do curso pré-vestibular e idealizador do projeto Palestra e Redação, Afonso Madureira, o tema da redação do Enem dos anos de 2015, 2016 e agora o de 2017 foram temas abordados pelo projeto, o que confirma o grande número de aprovações do curso.
“Tive relatos de alunos que, inclusive reescreveram as redações feitas durante as aulas, pois se tratava do mesmo tema”, comentou o coordenador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − quatro =