Pré-matrícula recebe cerca de duas mil inscrições no primeiro dia

O sistema online de pré-matrícula da rede municipal de ensino de Macaé recebeu cerca de duas mil solicitações de vagas somente neste início de semana, primeiro dia de inscrições para as crianças que estão ingressando nas turmas de Educação Infantil, com idades entre dois e três anos. As inscrições vão até o dia 25 deste mês e podem ser feitas no site www.macae.rj.gov.br.

Para as crianças com idade a partir de quatro anos, alunos do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio (região serrana), as inscrições começam no dia 5 de dezembro. O resultado da pré-matrícula será no dia 11 de janeiro de 2017 por meio do portal da prefeitura e nas dependências das escolas municipais.

De acordo com a coordenadora do Setor de Matrículas da Secretaria de Educação (Semed), Gabriela Chaves, os pais não estão tendo problemas para acessar o sistema online, que foi todo reformulado pela equipe de Tecnologia da Informação da prefeitura. “O sistema conta com todas as informações necessárias, inclusive com um passo-a-passo para esclarecer qualquer tipo de dúvida. A novidade desse ano é que as inscrições online também podem ser feitas por quem mora na serra. Em 2016, conseguimos atender a todas as crianças de dois e três anos que se inscreveram”, disse Gabriela.

Quem não tem acesso à internet pode fazer a inscrição de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no polo de atendimento no Centro de Educação Tecnológica Profissional (Cetep), situado à Rua Alfredo Backer, 363, no Centro.

A pré-matrícula é destinada aos novos alunos da rede municipal, vindos de escolas estaduais, privadas ou de outros municípios, além daqueles que desejam iniciar o período escolar em 2017. São oferecidas vagas para alunos das seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Portal do Aluno já está disponível

Pais e responsáveis pelos alunos estão recebendo os códigos de acesso para o Portal do Aluno. A nova ferramenta facilita o acesso às informações referentes aos dados da escola, corpo docente, frequência, notas, documentação do aluno, calendário escolar e horário das aulas. O portal está disponibilizado no ícone dentro do site da prefeitura: www.macae.rj.gov.br.

Para a secretária interina de Educação, Leandra Lopes, o portal é uma grande ferramenta de integração e gestão. “O portal trouxe o conforto que não tínhamos. Os pais que trabalham durante todo dia e não conseguem chegar a tempo na escola para verificar se o filho chega no horário certo, se está assistindo aula, informações como dia de prova, frequência, podem, agora, verificar no portal do aluno. A ferramenta vai contribuir para integração e gerência das informações, facilitando a vida dos pais e responsáveis, da escola e da gestão de informações dos municípios”, explica.

Em 2015, cinco escolas já executavam o projeto piloto. Agora, a partir deste mês, todas as escolas vão fornecer dados para o Censo Escolar com mais facilidade, pois eles estão virtualmente arquivados e monitorados. A Prefeitura de Macaé está hospedando o software na base do setor de Tecnologia da Informação (TI), facilitando o acesso ao sistema, resolvendo os problemas técnicos dos usuários com mais rapidez e contribuindo com uma gestão rápida e de fácil acesso para toda população.

Os pais e responsáveis devem procurar a secretaria da escola, onde receberão a instrução de acesso com uma senha provisória. No primeiro acesso, a senha deve ser trocada para segurança dos dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 7 =