Praias de Niterói recebem mutirões de limpeza

Conhecida pela beleza das praias da Baía de Guanabara e Oceânicas, a cidade de Niterói vai promover a preservação dos locais com um mutirão de limpeza. Organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade um evento que contemplará todas praias pretende envolver a população na conscientização ambiental.

Para isso, o órgão responsável por colocar o evento no calendário do município irá promover uma campanha nos bairros e escolas, utilizando jovens e estudantes. O ponta pé inicial ocorreu neste sábado (07), na Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica. Voluntários realizaram o plantio de espécies de restinga, além da limpeza do local que é de difícil acesso, assim como na areia. Entretanto, foram orientados pelo Projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, com financiamento do BNDES.

Segundo Rafael Robertson, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Niterói tem o perfil de cidade sustentável e com mais de 50% de suas áreas protegidas, Por isso, deve avançar cada vez mais com projetos deste porte.

“Em abril tivemos a ação de limpeza da Praia do Sossego, e no último sábado, a limpeza e plantio em Itacoatiara. Foram ações pontuais importantes no processo de elaboração do circuito permanente de mutirões, porque nos permitiram avaliar o impacto local e a forma como o trabalho deverá ser desenvolvido quando o circuito estiver efetivamente implantado”, explicou o secretário.

Robertson destacou ainda que um dos principais objetivos do calendário de mutirões será incentivar a participação e conscientização ambiental, especialmente das crianças.

“Nossa ideia é fazer uma ampla divulgação nos bairros onde estão localizadas as praias para que tenhamos participação maciça dos alunos das escolas locais, por exemplo. As crianças são naturalmente multiplicadoras, por isso é importante envolvê-las nas ações de conscientização e educação ambiental”, afirmou.

Além de Itacoatiara, outras praias da região são alvos do projeto como Camboinhas, Itaipu e Charitas, além do entorno da Lagoa de Itaipu e no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit). Em breve a restauração ecológica será iniciada na Ilha Menina.

A ação ambiental em Itacoatiara ainda contou com a participação de voluntários da organização não-governamental Canal Novo Mundo e dos escoteiros do mar de Itaipu, além de representantes das secretarias do Clima e Executiva, do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), da Amadarcy e moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.