Praias da Região Oceânica terão novos postos salva-vidas

Moradores e frequentadores das praias da Região Oceânica terão à sua disposição uma base fixa de apoio para caso de emergências e os salva-vidas que atuam nesses locais terão uma estrutura melhor para atender ao público. A Prefeitura de Niterói iniciou, nesta semana, a construção de um dos seis postos salva-vidas fixos que atenderão a região. O trabalho começou pela Praia de Piratininga.

Serão seis postos no total, sendo três em Piratininga, um em Camboinhas, um em Itaipu e um em Itacoatiara. O projeto arquitetônico apresentado para os equipamentos inclui dois pavimentos, depósito, banheiro e uma sala que funcionará como observatório.

Orçada em R$ 842.089,86 e com previsão de conclusão em até seis meses, a obra integra o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável) e tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento da região nas áreas de Ecoturismo e Gestão de Praias.

“Essa é mais uma etapa do trabalho que estamos desenvolvendo através do Programa Região Oceânica Sustentável. São ações muito amplas que atuam em vários segmentos dentro da nossa proposta de uma Niterói mais sustentável, com várias iniciativas acontecendo paralelamente e interligadas. Avançamos cada vez mais e, com a questão das praias, não poderia ser diferente. Esses postos darão melhores condições de trabalho para os salva-vidas e passam a ser também um ponto de apoio para turistas banhistas e moradores”, afirmou o secretário municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Orçamento, Axel Grael.

Em caráter provisório, no ano passado, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) disponibilizou trailers ao 4º Grupamento Marítimo (GMar) de Itaipu para serem distribuídos pelas praias de Itaipu, Itacoatiara, Piratininga e Itaipuaçu. O trailer servia como um ponto de apoio aos guarda-vidas, referência para os banhistas e local para armazenagem de material operacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *