Praia do Peró, em Cabo Frio, conquista certificado de excelência

A praia do Peró, em Cabo Frio, conquistou o Certificado de Excelência no Tripadvisor, reconhecido com o maior portal de viagens do mundo. A classificação é resultado da avaliação positiva feita pelos freqüentadores dos destinos turísticos em todo o mundo. A notícia chegou dias após o Júri Internacional renovar a Bandeira Azul (certificado internacional de qualidade) para a próxima temporada, de novembro de 2019 a novembro de 2020. A qualidade da água (sem poluição) é o requisito principal que levou a praia, que tem 7,2 kms de extensão, a conquistar os dois certificados.
Na avaliação dos freqüentadores, 51% acharam a Praia do Peró excelente; 36% muito boa; 11% razoável; 1% ruim; e, 1% horrível.

Nos seus 7,2 kms de extensão, a Costa do Peró envolve Conchas, Dunas (onde ficam os Lençóis do Peró) e Pontal, na divisa com Búzios. A Bandeira Azul foi renovada e será hasteada novamente no dia 13 de novembro, na data do aniversário de Cabo Frio. A prefeitura não conseguiu realizar a tempo as obras de revitalização da orla, mas promete iniciá-las após a temporada de verão. Durante as obras, a bandeira ficará arriada.
Patrícia, que visitou o Peró há uma semana, avaliou a praia como “excelente”. “Praia maravilhosa, restaurantes com pratos variados, água cristalina, mar calmo, onde crianças podem brincar à vontade sem risco de ondas fortes. Fazer a trilha foi magnífico, ver o que é que tem do outro lado do morro, simplesmente encantador”, escreveu ela na avaliação que fez no Tripadvisor.

Os Amigos do Peró, que buscaram a Bandeira Azul e defendem a preservação da orla, comemoraram a certificação do Tripadvisor, mas observaram que ainda faltam muitas ações para que o Peró seja um modelo de destino turístico e exemplo de exploração sustentável da riqueza natural. Uma das principais reivindicações é o saneamento básico da região central do bairro, que pode ser feito com recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente.

Outra grande reivindicação é um novo acesso ao balneário. São péssimas as condições de circulação viária pela Rua dos Biquínis e Samuel Bessa, no Jacaré. A solução é um novo acesso pela Estrada do Nelore, que liga a Avenida Wilson Mendes à RJ-102 (Estrada do Guriri). A obra também vai beneficiar Búzios, na ligação da cidade com o Aeroporto Internacional de Cabo Frio.

A comunidade também reivindica maior policiamento ostensivo por parte da Polícia Militar na zona turística, onde estão os novos hotéis; projeto de circulação viária; e, ordenamento urbano (posturas). A arborização das ruas também é um pedido das comunidades, assim como melhoria das condições de acesso ao Pontal do Peró e supressão de espécies invasoras nas áreas de preservação, principalmente na Praia das Conchas e Ilha do Japonês.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *