Praia de Icaraí vai ganhar mais um sinal de trânsito

Raquel Morais –

As obras da Praça Dom Navarro, na Avenida Almirante Ary Parreiras, em Icaraí, estão a todo vapor e a conclusão da revitalização do espaço está prevista para dia 19 de agosto. Entre as intervenções estão as mudanças no retorno, expansão do largo da Paróquia São Judas Tadeu e a instalação de um novo sinal de trânsito na altura da igreja. As novidades deixaram os niteroienses divididos e enquanto uns já estão aprovando as mudanças, outros desaprovam tantas obras e complicações no trânsito, por exemplo.

O novo semáforo será instalado um pouco antes da igreja, mas vai facilitar os pedestres que se arriscam a atravessar para o calçadão da Praia de Icaraí. Além do desgaste para a travessia, atualmente muitos acabam passando dentro da obra para chegar até a calçada. Essa é uma das reclamações de quem transita diariamente pelo local.

“Além de ter que pisar em restos de materiais de construções eu ainda não entendi muito bem o objetivo dessa obra. Nivelaram a calçada da igreja com a rua e sinceramente eu acho um perigo essa unificação. Não sei se isso tudo será bom no dia a dia do pedestre e do motorista”, frisou a aposentada Rosa Salgado, de 62 anos, moradora do bairro.

A técnica em edificações Glaucia Oliveira, de 34 anos, é encarregada da obra em questão (pela empresa LCD Construções e Serviços) e explicou que a unificação da calçada com a rua, chamada de ‘traffic calming’, sofrerá uma alteração do projeto inicial. No local serão instaladas barreiras de ferro para facilitar essa sinalização. A novidade teria sido um pedido da administração da igreja, porém ninguém da paróquia foi encontrado para comentar sobre o caso até o fechamento dessa edição.

Ainda sobre as mudanças no entorno da igreja, o retorno para motoristas que vinham da Ary Parreiras e queriam voltar para a própria rua ou para a Praia de Icaraí foi trocado de lugar, sendo instalado alguns metros adiante, sentido praia. O novo ‘canteiro’ ficou maior e servirá para as festas que a paróquia promove. Já na Praça Dom Navarro, a revitalização foi completa, com nivelamento do piso, troca do guarda-corpo, instalação de academia de ginástica e brinquedos, pintura da ciclovia e construção de novos canteiros de plantas.

“São 230 metros de praça revitalizada. As obras começaram no final de fevereiro e vão terminar em agosto. O cronograma de entrega foi revisto e tivemos que ter mais uns dias para entregar tudo lindo como deveria ser. As intervenções acabam agradando umas pessoas e desagradando outras, mas o objetivo final é entregar um espaço público altamente elaborado para a cidade e todo mundo vai gostar”, frisou Gláucia. A Prefeitura de Niterói informou que o investimento foi de R$ 1,2 milhão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *