Possível revitalização da Praça São João anima niteroienses

Raquel Morais –

Na última reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), realizado no dia 30 de março, o presidente Leandro Santiago mostrou interesse em revitalizar a Praça São João, ou Jardim São João, como é popularmente conhecido, no Centro de Niterói. Segundo o projeto, que está em elaboração, a ideia é transformar a região em um corredor cultural de Niterói. Na próxima semana uma reunião entre representantes de entidades e a sociedade civil vai dar mais um passo nesse projeto.

O corredor cultural compreenderá as ruas São João e São Pedro, e o local foi escolhido pela presença do Conservatório de Música de Niterói, nas esquinas da Rua São Pedro e Maestro Felício Toledo, uma escola de música na Rua São João e a Fundação Municipal de Educação (FME) na Rua Visconde do Uruguai, além da Catedral São João. “A Praça São João deveria ser a Praça da Sé de Niterói. Antigamente, a praça era ponto de encontro, os fotógrafos ‘lambe lambe’ trabalhavam no espaço e tinha shows de artistas populares. Com o tempo foi ficando degradado e deixando de ser a praça do povo e virou uma praça de moradores de rua e usuários de drogas”, comentou Santiago.

Segundo informações da CCS, o assunto ganhou força em uma das reuniões mensais. “Queremos dar referência para esse lugar. Estamos criando o projeto através de um grupo de trabalho e vamos convocar algumas entidades para essa criação. Revitalizar esse espaço vai ajudar muitas pessoas, além dos niteroienses ganharem novamente o espaço, os comerciantes locais vão aumentar suas atividades, os artistas terão onde se apresentar e principalmente, afastar os meliantes da praça”, completou o presidente do conselho.

A atendente Luana Coutinho, de 23 anos, disse que acha muito positiva a ideia. “Acho que a praça é um bom lugar e só não é mais frequentada pela insegurança. Eu tiro hora de almoço todos os dias e não posso relaxar muito com medo. Fico imaginando se na hora tivesse uma apresentação cultural como um grupo de dança. Seria maravilhoso”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 4 =