Portais de Segurança de Niterói começaram a funcionar

A Prefeitura de Niterói concluiu a instalação de oito portais de segurança, que irão auxiliar o Governo do Estado no combate à criminalidade. Os equipamentos instalados nas vias de acesso à cidade estão alinhados ao sistema da Polícia Civil e serão monitorados por guardas municipais no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que acionará a Polícia Militar sempre que for detectada a passagem de veículos roubados. O prefeito Rodrigo Neves, o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, coronel Márcio Rocha, titulares de delegacias da Polícia Civil em Niterói e integrantes da Secretaria municipal de Ordem Pública estiveram no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) nesta sexta-feira (01) para acompanhar o início do funcionamento dos equipamentos.

Rodrigo Neves ressaltou a importância dessas ferramentas para o combate à violência na cidade. “Desde agosto de 2015 Niterói é a primeira cidade do Rio de Janeiro a contar com um Centro Integrado de Segurança Pública, que monitora através de centenas de câmeras os bairros e regiões da nossa cidade. Essa é uma ferramenta importante para prevenção e elucidação de crimes, contribuindo para o trabalho das forças policiais do estado do Rio de Janeiro. De forma gradual, estamos evoluindo cada vez mais esse sistema. A partir de hoje [sexta], entrarão em operação os portais de segurança, que significam uma evolução desse sistema”, destacou.

O coronel Márcio Rocha disse que os portais serão de grande funcionalidade para a Polícia Militar. “O roubo de veículos é um dos indicadores que mais chamam atenção hoje na Região Metropolitana. E os portais, ao identificar em tempo real esses veículos, vai ajudar muito a mudar esse quadro. A partir do momento que nós pudermos controlar não só a entrada, mas também a saída dos veículos roubados na cidade, poderemos gerar um efeito preventivo muito importante. Esperamos, com essa nova ferramenta, em um curto prazo, reduzir os índices de roubo a veículos na cidade. Também estamos nos preparando para uma rápida resposta, assim que esses veículos sejam identificados pelos portais”, disse o comandante do 12º BPM.

Os portais estão nas entradas de Niterói, nas divisas com municípios vizinhos, e possuem um sistema inteligente de identificação de placas. Uma fibra ótica liga o Cisp à Cidade da Polícia Civil, no Rio de Janeiro. Com isso, será possível cruzar em tempo real as informações do cadastro da Delegacia de Roubos e Furtos e de Veículos Roubados, da Polícia Civil, com esse novo sistema de monitoramento.

Três portais foram instalados nos acessos à Ponte Rio-Niterói (próximos ao pedágio). Os demais ficam na Alameda São Boaventura, no Fonseca; nas ruas General Castrioto e Luiz Palmier, no Barreto; Estrada Caetano Monteiro, em Pendotiba; e na Estrada Gilberto de Carvalho, em Itaipu. Até o final de setembro serão instalados mais dois portais, um na RJ-104, junto à entrada do Caramujo, e outro na Estrada Everton Xavier, na Região Oceânica, elevando para dez o número portais instalados pela prefeitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *