População usa a arma da denúncia contra a violência

Em tempos de combate à violência, a população está cada vez mais lançando mão de sua principal arma para obter a tão sonhada paz: a denúncia. De forma crescente, de acordo com dados estatísticos, as autoridades policiais estão constatando que o cidadão está se aliando as forças de segurança contra a criminalidade. Em todo o estado, no segundo semestre desse ano (abril, maio e junho) o Disque Denúncia recebeu um total de 23.349 informes, que foram úteis em ações policiais que em boa parte resultaram em prisões e autuações. Denúncias sobre crime de tráfico foram maioria em todo o Rio.

Em Niterói, informes sobre criminosos e venda de drogas representaram 35,8% das nove principais modalidades de crimes alertadas para as autoridades nos meses de abril, maio e junho (309 denúncias), ou seja, 3,7% da totalização no estado, somando 862 comunicações. Ainda no município o segundo maior registro de informes foi sobre violência contra a mulher (68), seguido de: uso ilegal de serviços públicos (53), barulho (38), roubo/furto a transeuntes (33), extorsão simples (26), maus tratos contra animais (23), jogos de azar (19) e violência contra idoso (18). Na vizinha São Gonçalo, a mobilização popular foi bem maior, resultando em 2.427 denúncias no mesmo período (10,4% do total estadual), com o tráfico representando 47,3% da totalização de informes na cidade (1.149 denúncias). Aos demais informes anônimos foram: uso ilegal de serviços públicos (187), violência contra a mulher (115), veículos abandonados (113), barulho (62), roubo de veículos (60), maus tratos contra os animais (55), roubo/furto de transeuntes (54), roubo de carga (48), posse ilícita de arma de fogo (46), localização de foragidos da justiça (34), violência contra idoso (29), receptação de produtos roubados (23), jogos de azar (18), consumo de drogas (15), estelionato (15), e desmanche de veículos (15).

Essas denúncias vieram através da Central de Atendimento do Disque Denúncia (2253-1177), do Linha Verde (projeto exclusivo para recebimento de denúncias sobre meio ambiente), além do WhatsApp do Portal dos Procurados e do nosso aplicativo para denúncias lançado no dia 1º de Agosto de 2016. As denúncias recebidas nestes três meses resultaram em 140 prisões e 54 autuações, além de ajudar nas operações de combate ao roubo de cargas (que vem aumento assustadoramente nos últimos meses). O Disque Denúncia completará 22 anos na próxima terça-feira, com números da ordem de mais de 2,3 milhões de denúncias cadastradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + oito =