Pontal do Atalaia entra na lista de praias impróprias para banho

As prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, entraram na lista de locais impróprios para o banho. A coloração da água nesta segunda-feira (29) indica que o esgoto que vazou após o rompimento de uma tubulação da prefeitura chegou até o Pontal, que recebe o título de Caribe brasileiro.

O problema começou após o temporal de sexta-feira (25). As praias do Forno, dos Anjos e Prainha, no bairro que recebe o mesmo nome e onde houve o rompimento, também estão com a água escurecida. O acesso às prainhas está liberado, mas equipes da prefeitura orientam os banhistas a não entrarem na água.

O secretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Márcio Croce, explicou que a mudança na maré, que ocorreu na manhã desta terça, pode ter feito com que a água esverdeada chegasse até o Pontal do Atalaia. Segundo ele, somente após uma análise será possível apontar se há contaminação.

“Se os ventos e a corrente marítima continuarem nesse ritmo, em dois dias haverá a dispersão e as prainhas estarão limpas”, garante Márcio Croce.

Ontem foi dia de lamentação por parte de turistas que estão no local. A agente de Saúde, Márcia Alves, saiu de São Gonçalo para conhecer parte do caribe brasileiro e se decepcionou com o que viu. “Uma pena né? Não foi nessas férias que irei ver as praias de Arraial com 50 tons do caribe brasileiro. Eu e meu marido demos de cara com essa coloração mais escura”, declarou Márcia.

A Ilha do Farol não foi atingida, mas a Lagoa de Monte Alto sim. Ela também está imprópria para o banho. O município aguarda o resultado da análise da água, solicitada à Prolagos. A previsão é de que o resultado da análise saia no dia 16 de fevereiro.

“A amostra será enviada para um laboratório credenciado pelo Inea, que vai analisar a suspeita de contaminação causada pela descarga da rede de drenagem pluvial causada pelo excesso de chuva na sexta-feira à noite”, disse a Prolagos.

A Prefeitura informou que a tubulação foi fechada no sábado (26) e que as obras no local serão realizadas na próxima semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *