Polo de tecnologia 5G será inaugurado em Niterói

Niterói recebe nessa sexta-feira (12) o primeiro laboratório 5G do Rio de Janeiro. A iniciativa é uma parceria da Associação Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) em parceria com a empresa chinesa de tecnologia, Huawei, e com o Centro Universitário da Unisuam. Esse será o primeiro de 12 outros espaços que a multinacional pretende instalar no Brasil ainda este ano.

O objetivo da empresa asiática é garantir e desenvolver uma mão de obra qualificada mirando o potencial do 5G no país. A Huawei já se mostrou interessada em participar de um possível leilão que vai selecionar as empresas que poderão operar o serviço no país com a implantação da nova tecnologia. O polo inaugurado a partir desse convênio vai oferecer um curso profissionalizante gratuito de instalação de fibra ótica e modem para esses jovens ociosos e qualificá-los para vagas de emprego em empresas da cidade que trabalham com serviço de telefonia e internet banda larga.

Segundo Igor Baldez, vice-presidente da Acierj, já existe um trabalho especial junto aos jovens chamados de “nem-nem”, ou seja, que não estão trabalhando e nem estudam. Ela aponta que essa será uma oportunidade para impulsionar a entrada desses jovens no mercado de trabalho. “Todas as empresas que oferecem serviço de internet necessitam dessa mão de obra. O curso, que será realizado no laboratório de ponta que estamos montando com tecnologia da empresa chinesa Huawei, vai prepará-los para realizar esse serviço. Certamente, o curso vai deixar o currículo desses jovens mais atrativo para essas empresas”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 2 =