Policiais do Proeis param por dois dias em Maricá

Maricá sentirá uma diferença na Segurança Pública nestes domingo (31/01) e segunda-feira (01/02). De acordo com a Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Maricá, que é responsável junto com o Governo do Estado do Rio de Janeiro pelo Programa de Integração na Segurança Pública (Proeis), os policiais militarem que participam do programa paralisarão os trabalhos.

A ordem do movimento grevista, segundo informações, seria não rodar com as viaturas e permanecer baseados. A medida seria uma forma de economizar combustível. Com a determinação de não rodar, parte da cidade ficaria descoberta.

Os PM’s também cobram o retorno de mais uma viatura para o patrulhamento no distrito de Ponta Negra, cuja extensão territorial grande dificulta o patrulhamento, principalmente no verão, quando o balneário fica cheio. Outra reclamação é em relação à falta de giroflex e sirene nas viaturas. As mesmas, sem os acessórios, não caracterizam um veículo de polícia e impossibilita a abordagem policial de rotina.

E as reivindicações não param por aí. Os policiais do PROEIS reclamam também que a viatura que realizava o patrulhamento da RJ-106 foi retirada da viatura. A prefeitura não se posicionou sobre a paralisação do policiamento. O Proeis reforça a segurança, já que o 12ºBPM (Niterói) possui baixo efetivo.

Os PM’s reclamam também que alguns módulos de segurança hoje ocupados por GCM’s são ineficazes, pois caso uma aja uma demanda emergencial não há um meio de comunicação rápido entre PMs e GCM’s.

Em Itaipuaçu, eram três viaturas operando na área de Itaipuaçu, hoje é só uma, tendo em vista que é o maior distrito da cidade e conta com uma grande população. Nos últimos meses é o local da cidade com maiores índices de criminalidade, por conta da proximidade com Niterói e São Gonçalo, precisando dessa forma de um maior efetivo.


A não existência da folga meritória caso o policial efetue uma prisão no projeto é mais uma reclamação, já que esta folga existe fora do PROEIS. Por fim, reivindicam pagamento do Proeis relativo ao mês de dezembro. Outros projetos como Segurança Presente já se encontram com o pagamento em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =