Polícia Militar vai atuar com mais de mil agentes no Carnaval

Augusto Aguiar –

O Batalhão de Niterói (12º BPM) contará com cerca de mil policiais para garantir a segurança dos foliões da cidade e do município vizinho de Maricá entre esta sexta-feira e a terça-feira de Carnaval. Uma reunião, marcada para amanhã na sede do 4º Comando de Policiamento de Área (4º CPA), terá por objetivo fechar os últimos detalhes para o esquema de Carnaval, que também contará com homens da Guarda Municipal (GM) de Niterói, policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e Programa Niterói Presente.

“Nós já estamos com esse planejamento praticamente definido, mas vamos nos reunir com o 4º CPA para ajustarmos os últimos detalhes. Vamos definir o efetivo, que deverá contar com cerca de 1.000 homens, e também iremos definir o esquema para a cidade de Maricá (atendida pela 6ª Cia do 12º BPM)”, adiantou o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Sylvio Guerra.

Ele deixou claro que o patrulhamento nas duas cidades no Carnaval deverá obedecer a particularidades das regiões/territórios. “Em Maricá, o número de blocos é maior do que em Niterói, a área também é maior, mas o número de foliões é menor. Temos que levar em consideração também a área de praia. Portanto estamos avaliando uma pulverização com relação às pessoas”, afirmou, referindo-se a possibilidade de maior dispersão devido a região.

Com relação a Niterói, o comandante antecipou que o esquema de policiamento deverá ser mais concentrado, por conta de um menor número de blocos, mas que se concentrará numa área menor e terá maior apelo popular, o que representa “arrastar” maior número de foliões, a exemplo do que ocorreu no último fim de semana, com a Banda do Ingá, por exemplo, com presença estimada de cerca de 100 mil foliões ao longo da orla de Icaraí, na Zona Sul. Nesse caso, o policiamento será distribuído com base na programação dos blocos e expectativa de público.
“Acho que o forte vai ser no sábado de Carnaval”, resumiu, dando a entender que nesse dia haverá maior concentração de policiais distribuídos em pontos estratégicos da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =