Polícia Militar recebe novas viaturas

Augusto Aguiar –

O governador do Rio, Wilson Witzel, participou, na manhã desta terça-feira (26), da cerimônia de entrega de 142 novas viaturas (42 picapes Ford Ranger e 100 sedans Nissan) no pátio do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), no Centro do Rio. As 42 picapes serão usadas pelo RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões), pelo Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), 7º BPM (São Gonçalo) e 15º BPM de Caxias. Os 100 veículos sedans serão utilizados no policiamento durante o Carnaval ou distribuídos de forma estratégica de acordo com demandas operacionais.

“Temos um programa de manutenção a fim de que estas viaturas tenham a máxima utilidade para as nossas forças de segurança. Isso será muito importante, especialmente para o patrulhamento das vias expressas como Linha Vermelha, Amarela, Avenida Brasil. Também estamos enviando um contingente grande para Cabo Frio, que segundo o prefeito da cidade, deve receber mais de 1 milhão de pessoas durante o Carnaval. Além disso, veículos serão deslocados para São Gonçalo, onde o índice de criminalidade é elevado, entre outras localidades. Com isso, vamos reduzir a criminalidade ainda mais”, afirmou o governador.

Em setembro do ano passado, o 12º BPM, também responsável pelo patrulhamento na cidade de Maricá (6ª Cia), recebeu 29 novas viaturas que passaram reforçar as rondas nos dois municípios. Os veículos faziam parte de um lote que totalizou na ocasião 265 carros entregues pelo Governo do Estado à Polícia Militar. No mês anterior, o batalhão havia recebido outras 15 viaturas novas. Após o feriado, os carros serão distribuídos nos batalhões de acordo com a mancha criminal. Dez ônibus com 38 lugares, comprados pelo Gabinete de Intervenção Federal, também foram simbolicamente entregues na cerimônia. O Batalhão de São Gonçalo, de acordo com informes, foi beneficiado com mais oito viaturas, modelo Ford Ranger, que integrarão o trabalho de policiamento preventivo da unidade. Em setembro do ano passado, o batalhão já havia recebido seis viaturas, também modelo Ford Ranger, que já estão sendo utilizadas no patrulhamento das ruas da cidade. Em setembro do ano passado, o mesmo batalhão também recebeu novas viaturas modelo Ford Ranger.

“Assumimos o compromisso de ampliar ao máximo o policiamento ostensivo e preventivo, principal missão constitucional da PM e um dos pilares fundamentais para acelerar a queda dos indicadores criminais. Todos os 152 veículos disponibilizados são de grande valia. São Gonçalo e Caxias são duas regiões que demandam apoio logístico e emergencial. Já os cem novos sedans serão empregados para reforçar o policiamento nos dias da festa contribuindo de forma substancial para a melhoria de nosso desempenho neste período em que o estado, tanto na capital como no interior, recebe milhares de turistas nacionais e estrangeiros. Da mesma forma, os ônibus serão muito importantes para o transporte de nossa tropa”, disse o coronel Rogério Figueredo Lacerda, secretário de Estado da Polícia Militar.

Witzel elogia operação que deixou 15 mortos
Durante o evento, realizado na manhã de ontem, o governador Wilson Witzel elogiou a postura da Polícia Militar por ocasião da operação na comunidade Fallet/Fogueteiro, que deixou saldo de 15 mortos no dia 8 de fevereiro. De acordo com números do Instituto de Segurança Pública (ISP) do mês de janeiro, desde a posse do novo governador, o estado registrou 160 mortes por intervenção de agentes do Estado, os chamados autos de resistência.

“Tivemos a morte de uma criança que está sendo apurada agora que partiu de arma de criminosos. Eles não têm piedade: matam criança, matam velho, matam qualquer um que tiver na frente. Polícia não pode correr o risco de estar diante de pessoas que estão armadas, que estão numa situação que não é de cerco. Existem protocolos”, afirmou Witzel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *