Polícia combate expansão de facção em Niterói

Augusto Aguiar –

As recentes incursões realizadas pelo 12º BPM (Niterói) em Niterói, sobretudo nas comunidades do Estado e Palácio, respectivamente no Centro e Ingá (Zona Sul), seriam um indicativo de que a polícia estaria se mobilizando para intervir numa violenta disputa pelo controle do tráfico e, segundo informações de moradores, de uma expansão da facção criminosa Comando Vermelho (CV) nesse conjunto de comunidades.

Há mais de um mês A Tribuna já havia recebido informações que traficantes, fortemente armados, inclusive contando com reforço de aliados vindos do Rio, haviam tomado os pontos de venda de drogas no Complexo do Estado. Na ocasião, a PM realizou incursões na localidade, que resultaram em apreensões de drogas e prisões de criminosos (oriundos do Complexo da Maré), mas não desarticularam o grupo que havia expulsado rivais do Terceiro Comando Puro (TCP).

Na noite de segunda-feira, policiais realizaram novas ações nas duas localidades e, no caso do Morro do Palácio, um confronto resultou em apreensão de arma e na morte de um acusado que teria recebido os militares a tiros. De acordo com informes, traficantes do CV haviam invadido a localidade horas antes, consolidando assim o que já estariam tentando há algum tempo, ou seja, a invasão e tomada do Morro do Palácio, onde a venda de drogas era controlada por rivais da ADA (Amigo dos Amigos).

Nas redes sociais foram postados relatos de que a comunidade teria sido invadida pelo CV. Os bandidos estavam com roupas camufladas (semelhantes às do Batalhão de Operações Especiais/Bope). “Outros aliados, vindos de comunidades de Niterói, teriam oferecido bonde (soldados do tráfico) para invasão”, relata uma das postagens numa rede social.

Entre as localidades que criminosos aliados teriam dado suporte na invasão do Palácio estaria o Morro do Cavalão, em Icaraí, que foi ocupado recentemente pelo 12º BPM. Do Rio, teriam vindo “bondes” de traficantes de comunidades do bairro da Penha, Zona Norte, que teriam reforçado o contingente de bandidos que expandiu o domínio do CV. Vale lembrar que outras ações de repressão da PM e combate ao tráfico foram realizadas na terça-feira, dessa vez em comunidades da Zona Norte, como no Morro Juca Branco, e Santo Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *