Polícia Ambiental faz ação de conscientização para o Novembro Azul

A sede do Comando de Polícia Ambiental (CPAm), localiada no bairro do Colubandê, em São Gonçalo, está realizando ação de conscientização para o câncer de próstata. Em alusão ao Novembro Azul, durante todo o mês de novembro, a Fazenda Colubandê, onde funciona a unidade, terá iluminação especial na cor. Em outubro, ação similar foi realizada durante o Outubro Rosa.

“Durante todo o mês, ações voltadas a conscientização e prevenção do câncer de próstata serão realizadas como forma de incentivar os cuidados na saúde masculina. A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce”, afirmou o coronel Christiano Dantas, comandante do CPAm.

Dantas ainda lembra que, segundo dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes por ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 6 =