PM começa a ocupar Fazenda Colubandê

Raquel Morais –

A Polícia Militar já começou a marcar território na Fazenda Colubandê, em São Gonçalo. Agora, a antiga guarita que ficava na entrada da rampa do antigo casarão está ocupada pelos militares. Através de uma cancela, os policiais vigiam quem entra e sai do local e esse é um grande passo para a execução do projeto de ocupação do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (BPFMA), anunciado em novembro de 2017.

O muro da fazenda parece ter recebido tinta nos últimos meses, mas a umidade do local já deixa suas marcas. O mato continua alto e a sensação de insegurança permanece em todo o terreno, apesar da presença do militar na guarita, que controla apenas uma entrada, e do policial ‘casarão’, que faz rondas no interior e parte principal da fazenda. A vigilância é 24 horas, mas não impede, por completo, o uso de drogas, por exemplo.

“Eu gosto de fotografia e sempre que posso estou fotografando alguns detalhes da arquitetura e até mesmo as flores e frutos da fazenda. Mas confesso que tenho medo de usar meu equipamento nesse local, pois não me sinto confortável”, comentou a artesã Fernanda Soares, de 40 anos.

A Prefeitura de São Gonçalo foi questionada sobre o espaço e explicou que a responsabilidade do espaço é Governo do Estado. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer mantém alguns projetos no espaço anexo, por isso, é feita a manutenção nos locais de prática de esportes. Porém, a Polícia Militar não se manifestou até o fechamento desta edição, mas na época que apresentou o projeto a PM informou que não havia data para o Comando de Policiamento Ambiental ocupar a sede da fazenda, uma vez que o local necessitava de obras para funcionar efetivamente. Lembrou ainda que o imóvel é tombado e requer obras de restauro. Seriam necessários trâmites burocráticos para captação dos recursos e, em seguida, publicação da licitação para contratação do serviço de restauração e recuperação da sede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 8 =